Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Mix de modalidades eleva participação nos jogos

Mix de modalidades eleva participação nos jogos

ENCONTRO DOS SERVIDORES

Mais de 400 servidores de 25 unidades do IFCE estão no encontro em Limoeiro
última modificação: 27/06/2016 08h40

Além da integração e da promoção da saúde, o Encontro dos Servidores do IFCE, em sua sexta edição, possui outro elemento marcante: a diversidade de modalidades esportivas, ampliando as possibilidades de participação. Ao todo, são 10 opções, que variam entre esportes coletivos, individuais, mistos e até virtual, no caso da novidade deste ano, o futebol por meio de videogame. O encontro começou na noite de quinta, 23, e segue até domingo, tendo Limoeiro do Norte como campus sede.

Futebol de campo, futsal, vôlei de quadra, vôlei na areia, basquete, natação, xadrez, tênis de mesa, corrida de rua e futebol digital. A lista é extensa, bem como a empolgação de docentes e técnicos administrativos para participar das atividades. “São dez oportunidades de o servidor se envolver e escolher a modalidade de que ele mais gosta. A organização teve o cuidado de oferecer os esportes mais populares, atendendo também pleitos de colegas da instituição”, comentou Kleber Ribeiro, chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE.

No caso da novidade “futebol digital”, desejo de alguns servidores, Kleber conta que, embora não seja considerado esporte de esforço físico convencional, trata-se de uma atividade lúdica e que se encaixa diretamente na proposta do encontro. “A aceitação das modalidades, a organização, a recepção das delegações pelo campus de Limoeiro do Norte, tudo tem sido um sucesso, mostrando que o preparo que foi dado a esse evento é um dos destaques”, avaliou.

Thiago Gadelha, professor do curso de Educação Física do campus de Limoeiro do Norte, também enalteceu a variedade de opções para os servidores se integrarem através dos jogos. “Isso é muito importante: quanto mais modalidades, mais gente, mais integração. É uma oportunidade de rever amigos que já foram para outros campi e de construir novos amigos, dentro de um evento muito bem organizado”, frisou o docente, que está participando das competições de vôlei, basquete e corrida.

Coordenadora da licenciatura em Educação Física do campus de Canindé, Samara Moura pontuou a “pluralidade” como uma das marcas da sexta edição do Encontro dos Servidores. “Essa universalização favorece muito o envolvimento dos atletas, pois cada uma tem suas afeições. Essa amplitude de modalidades já nos coloca numa situação de predisposição para participar”, disse, ao lado da quadra do vôlei de areia.

INTERAÇÃO COM A CIDADE
Na sexta, por exemplo, os jogos do Encontro dos Servidores foram além do campus do IFCE em Limoeiro do Norte, com a realização de partidas de futsal também no ginásio municipal, promovendo uma interação direta com a cidade. Os limites do campus também foram ultrapassados com a corrida de rua, à noite, aproximando a comunidade local ao Instituto Federal do Ceará, por meio da iniciativa saudável do esporte. “O município pôde ver o IFCE inserido num contexto além das salas de aula”, ressaltou Reuber Saraiva, pró-reitor do Ensino.

O 6º Encontro dos Servidores do IFCE, em Limoeiro, registra recorde de inscritos: 402 no total, sendo a maior de todas as edições, unindo esporte e atividades culturais. Mais informações sobre os jogos, como boletins diários de resultados, regulamento e tabela, estão na página do encontro.

Luís Carlos de Freitas – Reitoria