Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Memorial do IFCE assume função estratégica nacional

Memorial do IFCE assume função estratégica nacional

CONQUISTA

Espaço vai colaborar com planos e ações para museus federais ligados ao MEC
última modificação: 09/03/2022 17h03
Memorial foi inaugurado em 2017, com amplo acervo (fotos: Dowglas Lima)

Localizado na Reitoria, em Fortaleza, o Memorial do IFCE foi indicado como representante único para integrar a Comissão Técnica Permanente e Multidisciplinar, com a finalidade de subsidiar a discussão, elaboração e apresentação de ações e estratégias para os museus federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC). A indicação partiu do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne o colegiado de reitores.

A comissão, instituída recentemente pelo MEC, tem caráter consultivo. Na sua lista de atribuições, está propor mecanismos e diretrizes de gestão e governança voltados aos museus federais, além de fomentar o uso das tecnologias digitais, como a digitalização de acervos, o compartilhamento de informações e a formação de redes, para a melhoria da gestão dos museus, prestação de serviços, e eficácia de acesso do público. Também deverá apresentar propostas para aperfeiçoar a gestão do quadro de pessoal nos respectivos museus federais.

O reitor do IFCE, Wally Menezes, afirmou que a indicação surgiu de um pleito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC). “Foi encaminhada ao Conif a solicitação de profissional que entendesse essa dinâmica dos museus, do passado da nossa rede e, prontamente, designamos o professor Solon Sales, curador do nosso memorial: pela experiência, pelos livros, pelas publicações que tem realizado nesse âmbito, da memória da rede federal, de memória cultural do País, ele foi escolhido pelo Conif”, descreveu. “É com grande honra que o IFCE recebe essa tarefa”, frisou.

WhatsApp Image 2022-03-09 at 16.43.48 (1).jpg

O Memorial do IFCE - Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe foi inaugurado em 30 de junho de 2017.  O equipamento tem o objetivo de narrar e preservar a memória da instituição; integrar a comunidade por meio da extensão; preservar, organizar e disponibilizar ao público documentos inerentes à história do instituto; desenvolver exposições temporárias e permanentes e publicações que promovam a história do órgão; além de organizar e promover eventos de ordem acadêmica voltados aos estudos e à preservação da memória do IFCE.

memorial1.JPG

Conheça mais sobre o Memorial do IFCE.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria