Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Lançado Manual de Protocolo da instituição

Lançado Manual de Protocolo da instituição

PROCEDIMENTOS INTERNOS

Documento é o primeiro passo para o gerenciamento eletrônico de processos
última modificação: 13/06/2017 11h34

Mais um documento que dá as coordenadas para a boa gestão dos procedimentos internos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) acaba de ser lançado. Trata-se do Manual de Protocolo, formatado pela Diretoria de Administração, dá Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap). O material conduz os servidores da instituição ao gerenciamento adequado dos processos administrativos e à padronização dos procedimentos necessários no trato e abertura de novos autos.

Segundo Francivaldo Brito, arquivista da Proap, o manual começou a ser elaborado há cerca de um ano, a partir da necessidade percebida no IFCE, dado seu crescimento constante nos últimos anos, para o estabelecimento de diretrizes internas que visem à padronização das atividades de protocolo e à orientação dos servidores quanto às normas do Governo Federal sobre gestão de documentos.

Outra relevante contribuição do manual é preparar os ambientes organizacionais e os servidores para o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que está em vias de implantação no IFCE. “O manual é primeiro documento no âmbito da instituição a tratar sobre a gestão de documentos. Ele já é uma mudança na cultura documental e vem preparar para a chegada do SEI”, diz Francivaldo Brito.

O Manual de Protocolo é destinado a todos que lidam com processos administrativos dentro da instituição, especialmente aos servidores lotados nos setores que tramitam e autuam processos com maior frequência, como é caso das coordenadorias de gestão de pessoas, coordenadorias acadêmicas e demais setores administrativos.

Manual de Protocolo já pode ser consultado no portal do IFCE

Deborah Sampaio - reitoria