Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Inscrições abertas para prêmio de Educação de Mulheres e Meninas
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para prêmio de Educação de Mulheres e Meninas

UNESCO

Iniciativa promove igualdade de gênero nas ações e programas educacionais
última modificação: 18/05/2020 18h24

O Prêmio da UNESCO para a Educação de Mulheres e Meninas, em sua quinta edição, homenageia contribuições excelentes e inovadoras feitas por indivíduos, instituições e organizações para promover a educação de meninas e mulheres. É o primeiro prêmio da UNESCO dessa natureza e é único na promoção de projetos bem-sucedidos que melhoram e promovem as perspectivas educacionais de meninas e mulheres e, por sua vez, a qualidade de suas vidas.

O prêmio tem como objetivo agraciar indivíduos e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção da aprendizagem de meninas e mulheres por meio de programas e projetos em execução há, pelo menos, dois anos. Dois ganhadores receberão, cada um, 50 mil dólares em apoio às respectivas iniciativas de educação.

As inscrições funcionam da seguinte forma: Os governos dos Estados membros da UNESCO, por meio de suas delegações permanentes e em organizações não-governamentais (ONGs) em parceria oficial com a UNESCO, podem fazer até três indicações. Auto-indicações não são aceitas.

Podem ser indicados Indivíduos, instituições ou organizações que promovem a educação de meninas e mulheres. As indicações devem se concentrar em um projeto ou programa estabelecido do candidato, que esteja em execução há pelo menos dois anos e atenda aos critérios de seleção.

As indicações devem ser enviadas pela plataforma on-line pelas delegações permanentes em questão à UNESCO ou às ONGs até meia-noite de 26 de maio de 2020 (UTC + 1, horário de Paris).

Os interessados podem submeter inscrições através dos seguintes e-mails: brasilnatcom.unesco@gmail.com e comissao.nacional@itamaraty.gov.br, até o dia 20 de maio.

Confira todos os detalhes sobre o processo de seleção e os critérios (em inglês) clicando aqui.

A Iniciativa

A igualdade de gênero na educação é um direito básico e um pré-requisito para a construção de sociedades inclusivas. Embora tenha ocorrido um significativo progresso nos últimos 20 anos, segundo dados do Instituto de Estatística da UNESCO, cerca de 16 milhões de meninas nunca entrarão em uma sala de aula.

Financiado pelo Governo da República Popular da China, o Prêmio é conferido anualmente a dois laureados e consiste em uma premiação de US$ 50 mil para cada um com o objetivo de ajudar a promover trabalhos na área de educação de meninas e mulheres.

Estabelecido pelo Conselho Executivo da UNESCO, o Prêmio contribui diretamente para a consecução da agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, particularmente os ODS 4 em educação e 5 em igualdade de gênero. Também apoia as prioridades globais da UNESCO incluídas na Estratégia de Médio Prazo 2014-2021 e no Plano de Ação para a Igualdade de Gênero 2014-2021 (GEAP II), bem como a Estratégia da UNESCO para a Igualdade de
Gênero na e por meio da Educação para 2019-2025.

Dowglas Lima, com informações da UNESCO