Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE participará de evento internacional de Gastronomia

IFCE participará de evento internacional de Gastronomia

BATURITÉ E GUARAMIRANGA

Festival está marcado para o final de setembro. Instituto foi escolhido por seu alcance no estado
última modificação: 14/08/2019 09h33
Exibir carrossel de imagens Reunião começou a definir os detalhes da parceria

Reunião começou a definir os detalhes da parceria

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai ser incluído na programação do Ceará Organic Food Festival, evento internacional de gastronomia que promove os benefícios da comida orgânica.

O festival, que terá participantes da América Latina e Europa, será realizado de 25 a 28 de setembro, com o objetivo de debater, valorizar e potencializar a cadeia de produção e comercialização de alimentos orgânicos. O evento acontece em um hotel de Fortaleza - mas a ideia é inserir também os campi de Baturité e Guaramiranga, com notável atuação na área da gastronomia e o turismo.

Nesse sentido, uma reunião foi realizada na tarde de ontem (12) na Reitoria. Participaram o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Wally Mendonça Menezes, e os diretores dos campi de Baturité, Lourival Aquino, e Guaramiranga, Francisca Lúcia Sousa de Aguiar.

O diretor-presidente da Fundação Cultural Educacional e Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema), Adalberto Alencar, falou sobre o evento e destacou que o IFCE foi escolhido como parceiro por sua capilaridade, com a presença em todas as regiões do estado, e também por seu capital humano, com pesquisadores e alunos.

"Nosso tema é 'da semente ao prato'. Temos que alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050, mas o planeta não suporta mais esse tipo de produção extensiva, com monocultura, que ameça a existência humana a longo prazo, por falta de água, de solo, com emissões de carbono. O Ceará tem uma grande tradição nessa área da cultura alimentar e do turismo", destacou Adalberto.

E a presença no Festival pode trazer frutos duradouros para o IFCE. De acordo com Wally Menezes, a expectativa é a de que o Instituto lance o projeto de pesquisa "da semente ao prato" e uma especialização em café, inédita no Brasil, voltada para as particularidades e tradição histórica da região do maciço do Baturité.

Dowglas Lima