Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE participa da realização do III COPENE

IFCE participa da realização do III COPENE

PESQUISADORES NEGROS

Evento, realizado pela Unilab em parceria com o IF, acontece em outubro
última modificação: 14/09/2021 17h18
Evento terá ampla programação

A Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros, em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), realizará o 3º COPENE Nordeste - Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste no período de 27 a 29 de outubro de 2021.

O evento tem como tema a Agenda 2040: desafios e avanços para políticas públicas e de ações afirmativas no Nordeste na sequência da Conferência de Durban, que foi um evento ocorrido em 2001, na África do Sul, que marcaram enormes ganhos jurídicos da população negra, como as políticas de ações afirmativas.

O 3º COPENE Nordeste será composto por conferências, mesas de debate, simpósios temáticos, comunicações orais; fórum de professores africano e de Educação Básica, relatos de experiência, feira de afro-empreendedores e atividades culturais.

O evento será totalmente virtual, sendo as principais conferências transmitidas pelo Youtube no canal oficial da UNILAB. O canal de transmissão das demais atividades será divulgado em breve.

O Congresso visa promover o encontro de pesquisadores, estudantes, intelectuais, comunidades acadêmicas, agentes políticos governamentais e não governamentais e lideranças dos movimentos sociais negros.

Entre os objetivos do congresso estão refletir sobre a importância das políticas de ações afirmativas no Nordeste, avaliar e fomentar discussões, debates e perspectivas futuras para as políticas das ações afirmativas para uma agenda, que tem como horizonte o ano de 2040.

O 1º Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste aconteceu em 2017 na Universidade Federal do Maranhão. E o segundo ocorreu em 2019 na Universidade Federal da Paraíba.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, fundada em 1999, consulte o site abpn.org.br. Para mais informações sobre o 3º Copene, acesse https://copenenordeste2021.abpn.org.br/