Notícias
IFCE lança Centro de Inovação para o Semiárido
TECNOLOGIA
Foi lançado na manhã desta quinta (29) em solenidade realizada no campus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) o Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS), iniciativa que, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, reúne os campi do IFCE de Boa Viagem, Crateús, Iguatu e Tauá. A solenidade foi presidida pelo reitor Wally Menezes e transmitida via canal do Instituto no YouTube (TV IFCE).
A nova instância foi criada para contribuir com um maior envolvimento dos alunos com o IFCE, no âmbito da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, propiciando uma melhor formação acadêmica aos estudantes e estimulando a participação deles no processo educacional, bem como nas atividades relativas ao empreendedorismo. A iniciativa visa promover uma maior capacitação técnica dos egressos do IFCE, nas diferentes áreas de atuação do CIDTS (rotas do leite, mel, cordeiro, fruticultura, economia circular e tecnologia da informação e comunicação), fortalecendo os arranjos produtivos locais, favorecendo a modernização e a otimização dessas atividades.
O campus Boa Viagem exerce papel de liderança na criação do Centro de Inovação, em trabalho conjunto com os demais campi. O diretor-geral da unidade, João Paulo Arcelino do Rego, fez uma apresentação detalhada do CIDTS no lançamento, destacando as estratégias e caminhos que serão adotados pela equipe para atender às vocações produtivas das regiões contempladas.
"Esse projeto foi sonhado por muitos atores do IFCE, uma equipe fantástica. Agora, estamos entregando para a sociedade - inclusive com uma seleção de bolsistas em andamento. Estamos dando um passo importante na aproximação com o nosso produtor, profissionalizando as cadeias produtivas e melhorando a renda no interior, com base na tecnologia", destacou o gestor.
João Paulo Arcelino do Rego apresenta o CIDTS (foto: Dowglas Lima)
O coordenador do novo centro, Igo Renan Albuquerque Andrade, conhece bem a necessidade de dar mais subsídios ao pequeno produtor. "Minha família vem de agricultores. Vamos poder levar novos conhecimentos para essas pessoas - e aprender com elas também. O CIDTS é uma ferramenta capaz de fazer com que essas pessoas possam comercializar seus produtos sem depender de atravessadores".
Acompanhado do Diretor de Relações Institucionais e ex-reitor Virgílio Araripe, o Reitor Wally Menezes celebrou a novidade concretizada pelo IFCE. "Precisamos, cada vez mais, interiorizar o conhecimento. O Ceará está todo dentro do semiárido, e temos um pouco de cada Brasil. Esse Centro de Difusão vai gerar novas tecnologias, com acesso real a aplicações voltadas ao empreendedorismo, com um celeiro enorme de oportunidades" encerrou o reitor.
Também participaram da solenidade o deputado federal Danilo Forte (PSDB); o deputado estadual Acrísio Sena (PT); o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará Inácio Arruda; o coordenador de Geoinformação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) Samuel Menezes de Castro; o prefeito de Baturité, Heberlh Mota; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará, Rodrigo Diógenes, pró-reitores, diretores-gerais de campi do IFCE e outras autoridades.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria