Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE lança 40 obras nesta segunda-feira (11/1)

IFCE lança 40 obras nesta segunda-feira (11/1)

SOLENIDADE VIRTUAL

Conclusão das ações de engenharia está prevista para segundo semestre
última modificação: 08/01/2021 18h27
Divulgação Blocos didáticos serão construídos nos campi de Baturité, Caucaia, Jaguaribe e Tianguá

Mais intervenções de melhoria e ampliação de infraestrutura estão a caminho do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Nesta segunda-feira (11/01), serão assinadas pelo reitor do IFCE, Virgílio Araripe, 40 ordens de serviço durante solenidade on-line, a ser transmitida pela TV IFCE, pela qual haverá o lançamento de obras de engenharia que contemplarão construção de diversos blocos didáticos e de salas de aulas, refeitórios, quadras poliesportivas e laboratórios; reformas de setores administrativos, entre outras ações tanto na Reitoria quanto nos campi.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 22 milhões nas obras contratadas, representando cerca de 20 mil metros quadrados de novos ambientes, construídos ou reformados no IFCE, com previsão de execução dos serviços no prazo médio de 180 dias. A estimativa, portanto, é que essas melhorias estejam concluídas e à disposição da comunidade acadêmica já no segundo semestre de 2021, atendendo ao atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que vigora de 2019 a 2023.

“Tratam-se de obras fruto do que está consignado no PDI da instituição, atendendo os objetivos estratégicos de ampliação e modernização da infraestrutura do IFCE, a serem concluídas dentro do exercício do planejamento em vigor”, afirma o diretor de Administração da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento, Marcos André Damasceno. Ele ressalta que as contratações representam um esforço da Reitoria, por meio do empenho da equipe técnica do Departamento de Infraestrutura, na elaboração dos projetos e prospecção dos recursos para garantir a execução das obras.

Para o reitor Virgílio Araripe, essas obras significam um ganho para a instituição. “À medida que avançamos na consolidação dos campi do IFCE, visando a um melhor atendimento aos nossos alunos e servidores, estamos também contemplando demandas históricas, como um refeitório confortável para os nossos estudantes do campus de Fortaleza, por exemplo, além da ampliação dos ambientes de salas de aula e esportivos em diversos campi”, exalta.

Economia

Destaque importante para o IFCE foi a economia obtida com o processo de contratação das obras, realizado por meio de licitação, trazendo uma redução na previsão de gastos em torno de 20%, estando substanciada pelos critérios de ampla concorrência e de atendimento aos interesses da administração pública, em especial a da proposta mais vantajosa. Sendo assim, ao fim da licitação, os resultados dos certames possibilitaram uma redução significativa dos valores estimados. Esses recursos foram possíveis por meio de uma emenda parlamentar do relator do Orçamento da União, deputado federal Domingos Neto.

Deborah Susane - Comunicação Social/reitoria