Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE entrega medalha do Mérito Educacional a homenageados

IFCE entrega medalha do Mérito Educacional a homenageados

RECONHECIMENTO

Solenidade aconteceu, pela primeira vez, em formato virtual; comenda é a maior honraria da Instituição
última modificação: 05/02/2021 20h21
Cerimônia foi realizada on-line pela primeira vez (reprodução/YouTube)

Teve alegria, emoção e, acima de tudo, gratidão. Assim foi a entrega da edição de 2020 da outorga da Medalha do Mérito Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, na tarde desta sexta-feira (05), em solenidade on-line transmitida pelo canal do IFCE no YouTube (youtube.com/tvifce).

Presidida pelo Reitor Virgílio Araripe, a solenidade teve homenagens a pessoas que se destacaram nos segmentos discente, docente, técnico administrativo e sociedade civil. Os nomes foram aprovados pela comissão de outorga, instituída pela Portaria nº 738/2018/GABR/REITORIA, após avaliação do currículo e justificativa das ações realizadas por eles junto à instituição.

Originalmente planejado para setembro de 2020, foi a primeira vez que o evento foi realizado de forma remota, em virtude da pandemia de Covid-19. A instituição da Medalha foi aprovada por meio da Resolução 10/2017 do Conselho Superior do IFCE, e o nome é uma referência ao ex-diretor-geral, entre os anos 1970 e 1990, da então Escola Técnica Federal do Ceará e pai do atual reitor do Instituto. É a maior comenda outorgada pela Instituição.

No segmento discente, o homenageado foi Paulo Victor Souza Rodrigues, do curso Técnico Integrado em Informática (campus Fortaleza). Paulo é Secretário Geral da América Latina para o Desafio das 100.000 Ações – MUN Impact. "É importante compreender a importância da democratização do acesso à educação para todos", disse o estudante, que foi prestigiado também pela professora Janaína de Vasconcelos Cruz, chefe do Departamento de Telemática do Campus Fortaleza.

Entre os docentes, o homenageado foi o professor Antônio Belfort Dantas Cavalcante (in memoriam), do campus Limoeiro do Norte. Ele foi representado na solenidade pela sua irmã, Ana Líbia Belfort. "Meu irmão viveu para estudar e ensinar, fez isso com muito amor", disse Líbia, após ouvir um emocionado depoimento da professora Renata Chastinet, que conviveu com o professor Belfort em Limoeiro e aprendeu a admirá-lo.

No grupo técnico-administrativo, a escolhida foi Patrícia de Barros Teles, odontóloga do IFCE Fortaleza e, desde 2018, coordenadora do serviço de saúde do IFCE. Depois de receber gentis palavras do diretor de extensão do campus Fortaleza, Edson Almeida, Patrícia agradeceu a homenagem. "Divido essa honraria com todos os meus colegas TAE, principalmente os profissionais da saúde. Estou muito agradecida", disse a odontóloga, que é integrante do comitê de enfrentamento à Covid-19 no IFCE.

Já no segmento sociedade civil, o agraciado foi Domingos Gomes de Aguiar Neto, deputado federal pelo PSD-CE e Relator do Orçamento da União em 2020. O parlamentar articulou a liberação de cerca de R$22 milhões em recursos de investimentos para o IFCE, por meio de emenda de bancada e emenda de relator. "Isso nos deixa gratos. Temos a consciência do dever de continuar contribuindo com o crescimento do IFCE e seu potencial de capilaridade. Afinal, o Instituto está presente em todas as regiões do estado" destacou o deputado.

Encerrando a solenidade, o reitor Virgílio Araripe parabenizou os contemplados e agradeceu pelas conquistas alcançadas por eles no âmbito do IFCE. "Agradeço a todos os nossos homenageados. Pessoas de valor, que nos orgulham e nos inspiram. Fica o nosso reconhecimento", disse o gestor.

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria