Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Gestores discutem sistemática de elaboração do PDI 2019-2023
conteúdo

Notícias

Gestores discutem sistemática de elaboração do PDI 2019-2023

DESENVOLVIMENTO

Fortalecimento dos serviços prestados à sociedade norteará novo Plano de Desenvolvimento Institucional
publicado: 22/01/2018 18h36, última modificação: 23/01/2018 08h22

 A construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - 2019 a 2023 - entra na fase de sistematização do processo de elaboração. Em reunião promovida nesta segunda-feira (22), gestores da Reitoria conheceram os detalhes da metodologia aplicada à elaboração. Na oportunidade, o reitor Virgílio Araripe solicitou empenho da equipe quanto às providências relacionadas ao PDI e afirmou que até o ano de 2023 a Instituição terá como horizonte a ampliação da  qualidade dos serviços prestados à sociedade: "Trabalhamos para que, ao final desse ciclo, o Instituto Federal do Ceará esteja à frente de seu tempo, consolidando-se como uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e inovação", afirmou. 

O gestor também enfatizou que a participação da comunidade acadêmica é imprescindível, seja na fase de formatação como na de implantação das diretrizes e metas a serem perseguidas nos próximos 5 anos. Ainda de acordo com o reitor, o IFCE é pioneiro, na rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica,  na construção de PDI, tendo o primeiro elaborado em 2005, quando ainda era Centro Federal de Educação do Ceará (Cefet). Esse pioneirismo serviu de base para que outros institutos federais construíssem seus documentos de planejamento estratégico. 

Coube à Pró-reitoria de Administração e Planejamento especificar os encaminhamentos a serem adotados pelos órgãos administrativos das áreas finalísticas (ensino, pesquisa, assuntos estudantis, relações internacionais e extensão) bem como das áreas meio (gestão de pessoas, comunicação, tecnologia da informação e administração e planejamento) quanto ao processo de elaboração.  De acordo com a proposta, haverá seminários de sensibilização, ainda no mês de fevereiro, com os públicos de interesse, com o objetivo de aprimorar as discussões em torno do processo de elaboração do novo PDI, além de provocar a apresentação de contribuições.

Ainda com o objetivo de contar com a participação da comunidade acadêmica, um aplicativo será disponibilizado para que sejam recebidas propostas ao texto do documento. A ferramenta utilizada é o aplicativo Uainov, que permite a participação de todos que possuam o email institucional. As contribuições obtidas passarão por análise e submissão durante os workshops temáticos (áreas fins e meio) de conclusão dos trabalhos (abertos ao público).   

Encontra-se agendado para os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, no campus avançado de Guaramiranga, encontro de gestores (Reitoria e dos campi), quando serão ampliadas as discussões antes dos seminários de sensibilização, além de socializar a metodologia com os diretores-gerais de campi, uma vez que essas unidades, também, elaboram seus PDI´s. Na ocasião, encaminhamentos quanto ao Plano de Ações Anuais de 2018 serão objeto de apreciação, principalmente quanto às ações de cunho sistêmico.

O PDI

É um documento norteador, elaborado em regra para um período de cinco anos, que identifica a organização no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver ao longo desse prazo.  Veja aqui o PDI em vigor do IFCE.