Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Exposição promove imersão pela arte indígena
conteúdo

Notícias

Exposição promove imersão pela arte indígena

"SUSSURROS ANCESTRAIS"

Mais de 20 artistas integram a mostra gratuita no Memorial do IFCE
última modificação: 03/08/2022 14h50

O Memorial do IFCE, localizado ao lado da reitoria da instituição, em Fortaleza, vai receber, a partir de 13 de agosto, a exposição “Sussurros Ancestrais”, que ficará em cartaz durante dois meses, promovendo uma imersão pela arte indígena. A visitação é gratuita. O evento contará com 23 artistas, entre cearenses e de outros estados, expondo telas, croquis de moda e vestimentas, fotografias, desenhos, instrumentos musicais, além de um espaço audiovisual.

A programação também prevê debates sobre os trabalhos expostos, ocasião em que artistas indígenas contarão sobre a experiência do fazer artístico de suas obras e o sentimento de ver as artes expostas para além de seus ambientes particulares. A mostra remete à ancestralidade, espiritualidade, memória e formas de expressar, além de promover uma ligação atemporal nas relações interculturais. 

É a primeira exposição presencial do grupo Tamain que, há um ano, atua com expressões de linguagens artísticas de povos indígenas em diversos contextos. O coletivo é constituído por cerca de 40 integrantes, sendo dois deles estudantes do IFCE, Bia Kanindé, do curso superior de Hotelaria, no campus de Baturité, e Iago Barreto, do mestrado profissional em Artes, de Fortaleza.

Por muito tempo, frisam as curadoras da exposição Merremii Karão Jaguaribaras e Karine Araujo,  a arte indígena sofreu com projetos coloniais limitando os espaços dos artistas. Elas continuam afirmando que “existem muitos artistas indígenas, porém pouco divulgados”. Contando com artistas indígenas na equipe curatorial, “Sussurros Ancestrais” tem a intenção de compartilhar energias através das obras expostas.

“É com muita satisfação que o Memorial do IFCE - Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe recebe a exposição 'Sussurros Ancestrais'. O espaço acolhe esta ação como forma de fazer cumprir seu estatuto que, dentre outras ações, é trazer a comunidade para abrigar em nossas dependências exposições que traduzem diversas manifestações da arte, neste caso um resgate da ancestralidade brasileira”, definiu José Solon Sales, curador do memorial.

Serviço

Exposição Sussurros Ancestrais
Abertura: 13 de agosto de 2022 - 14h
Funcionamento: após a inauguração, de segunda a sexta, das 9 às 17h
Visita guiada: marcar pelo e-mail memorial@ifce.edu.br
Local: Memorial do IFCE - Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe (rua Jorge Dummar, 1703, bairro Jardim América/Fortaleza)