Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Estudantes falam sobre o retorno presencial
conteúdo

Notícias

Estudantes falam sobre o retorno presencial

REENCONTRO

Alunos estavam ansiosos por reencontrar colegas no acolhimento dos nossos campi
última modificação: 15/02/2022 17h20
Exibir carrossel de imagens Estudantes começaram a voltar às atividades presenciais no IFCE no final de janeiro

Estudantes começaram a voltar às atividades presenciais no IFCE no final de janeiro

Iniciado nos últimos dias de janeiro, o retorno das aulas presenciais nos campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE) trouxe de volta às nossas unidades por todo o estado a energia e a força da presença dos nossos estudantes, conhecidos por seu talento, criatividade e dedicação.

Nossos discentes estavam ansiosos pelo momento do reencontro, de vivenciar a experiência do IFCE de uma forma mais completa através do contato mais próximo com os colegas, professores e técnicos - claro, respeitando o distanciamento e os cuidados necessários de higienização. Mas o que eles estão achando de tudo isso? Nós fomos aos campi e perguntamos: o que representou para você o retorno ao ensino presencial?

273617382_5327970603882029_6844860554861157124_n (1).jpg

Campus Fortaleza voltou às aulas presenciais em 07 de fevereiro

As respostas, enviadas através do nosso Instagram (@ifceoficial), são uma demonstração do carinho que os estudantes têm pelas nossas salas de aula, bibliotecas e demais espaços de convivência. Um sentimento de proteção, acolhida e pertencimento que alcança até mesmo quem ainda não havia tido a oportunidade de assistir uma aula presencial no campus escolhido, por culpa dessa pandemia que segue nos desafiando.

Com a palavra, nossos queridos alunos.

Antônio Gabriel, Técnico em Informática, Campus Maranguape, semestre 3:

A volta ao presencial ajuda bastante, pois temos o contato direto com os professores. Melhora o aprendizado e a saúde mental. Eu estava bastante ansioso em conhecer o campus, pois só tinha visto fotos da entrada; no momento que conheci, já me apaixonei pelo local.

Mateus Sousa, Serviço Social, Campus Iguatu:

O sentimento de que nada está perdido, de que tudo pode voltar a ser como era antes, de não se sentir mais só. Para mim foi muito importante poder conhecer meus colegas de turma e também o campus. Pra mim o sentimento foi de gratidão e superação,  pois todos travaram uma grande luta pra hoje poderem estar nesse momento de retorno presencial.

Eduardo Ferreira, Técnico em Mecânica Industrial, Campus Fortaleza, semestre 2:

Um mix de emoções, reencontrar os colegas, sentarmos pra conversar olhando nos olhos, uma emoção incrível em conhecer os professores. Quando acaba a aula, dá nem vontade de sair de lá. Muito feliz em fazer parte dessa família.

Patrícia Samile, Licenciatura em Química, Campus Aracati:

Tive um pouco de insegurança na primeira semana, até porque foi o primeiro semestre pra mim no ensino presencial, já que os outros haviam sido no remoto; mas o campus me fez sentir em casa, transmite uma segurança, os professores muito acolhedores e compreensivos. Isso de fato supriu todo o medo de início, hoje eu posso dizer que tudo está bem encaminhado, fiz do campus minha casa.

Reitor ouve comunidade acadêmica

O reitor do IFCE, Wally Menezes, está realizando visitas em diversas unidades do Instituto para receber esse feedback de perto. A intenção é ouvir estudantes, servidores docentes e técnicos, colaboradores terceirizados e familiares de alunos, no sentido de ampliar a discussão sobre o retorno mais seguro possível.

273736057_7665557296803150_3781003405448357196_n (1).jpg

Reitor Wally Menezes vem acompanhando a retomada das aulas nos campi

"Estávamos muito ansiosos por esse momento, mas é preciso destacar que a pandemia não acabou. Contamos com os nossos alunos para continuar mantendo os cuidados necessários", disse o reitor.

 

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria