Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Estudantes da UFC visitam memorial do IFCE

Estudantes da UFC visitam memorial do IFCE

PRÁTICA DE CAMPO

Alunos de várias licenciaturas conheceram a história centenária da nossa Instituição
publicado: 12/04/2019 16h11, última modificação: 12/04/2019 16h12

Conhecer o passado para entender a complexidade do presente. Essa é a premissa das visitas ao memorial do IFCE - Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, organizadas pela professora Débora Leite, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesta sexta (12) ela levou mais um grupo de alunos ao Memorial, para uma imersão na história do IFCE em suas várias fases.

Conduzidos pelo professor José Solón Sales e Silva, os alunos de diversas licenciaturas conheceram a linha do tempo da instituição - de 1909 até os dias atuais. Tomaram contato com curiosidades relativas às trajetórias dos diferentes dirigentes do Instituto e contemplaram objetos antigos e históricos, que ajudam a entender o contexto que transformou o IFCE em uma das maiores instituições da centenária Rede Federal.

Para Débora Leite, as visitas são parte fundamental da disciplina de Estrutura Política e Gestão Educacional, lecionada por ela na UFC. "É muito importante aproximar os alunos da prática de como o sistema educacional se estruturou, sempre com foco na história do Ceará - pois sabemos que nosso estado sempre ocupou posição de destaque nesse sentido", destacou a professora.

O grupo foi composto por alunos de cursos como Letras, Educação Física, História, Química e outras áreas. Entre eles, o estudante Pedro Ícaro era um dos mais atentos. "O IFCE tem uma história muito rica. É muito importante manter essas memórias", opinou o aluno de Ciências Biológicas.

Memorial do IFCE - Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe

Av. Jorge Dumar, 1703