Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Equipes de enfermagem do IFCE elaboram cartilha sobre a Covid-19
conteúdo

Notícias

Equipes de enfermagem do IFCE elaboram cartilha sobre a Covid-19

INFORMAÇÕES

Material traz informações confiáveis e acessíveis sobre sintomas, cuidados de prevenção e tratamento
última modificação: 19/05/2020 08h44

Em um cenário desafiador como o da pandemia do coronavírus, quanto mais informações, melhor. Com essa ideia central, servidoras das equipes de Enfermagem de vários campi do Instituto Federal do Ceará concretizaram a cartilha Entenda a COVID-19, material que pode ser consultado clicando aqui.

A cartilha, que teve apoio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), conceitua a doença e suas implicações com uma linguagem acessível, abordando os sintomas, a prevenção e as medidas de recuperação - de forma clara e direta.

A proposta emergiu em uma das reuniões de planejamento das atividades remotas do Departamento de Apoio Estudantil (DAE) do campus Iguatu, pela chefe do Departamento, Ana Ioneide de Souza Bandeira. A enfermeira Ítala Keane, do campus Iguatu, falou sobre os passos iniciais da construção do informativo.

"De imediato, acatei a proposta e me propus, juntamente com algumas integrantes do Departamento, a elaborar uma cartilha colorida e ilustrada sobre a COVID-19 que obtivesse informações confiáveis de modo objetivo e didático. Como a COVID-19 é uma doença nova, causada por um vírus recém-descoberto, a população precisa de informações de fontes seguras que sejam acessíveis e de fácil compreensão", disse a servidora.

Posteriormente, a proposta foi compartilhada durante as reuniões periódicas da Enfermagem, juntamente com um esboço do material. "Solicitei que outras profissionais da Enfermagem também colaborassem na elaboração da cartilha, para melhorar a qualidade do material", complementou Keane.

Após a etapa de edição e diagramação ter sido concluída, a cartilha foi disponibilizada para a equipe de Enfermagem do IFCE para que pudesse analisar e fazer sugestões de alterações, de acordo com as necessidades.

Além de ítala Keane, participaram da construção do material as enfermeiras Edmara Teixeira Oliveira (Ubajara), Sharlene Pereira Alves (Tauá), Kamille Ribeiro Sampaio (Crato), Nyagra Ribeiro de Araujo (Crato) e Keedi Jane Silva (Boa Viagem). Compuseram também a equipe a auxiliar em enfermagem Maria Nezeneide C. de Oliveira (Iguatu) e a psicóloga Myrla Alves de Oliveira (Iguatu). A análise ortográfica foi feita por Loangela Martins de Sousa (docente do campus Iguatu) e por Lilian Freitas Coelho (técnica de Assuntos Educacionais da DAE).

 

Dowglas Lima - Departamento de Comunicação Social - Reitoria