Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Equipe de saúde dos JIFs está de prontidão para atender atletas

Equipe de saúde dos JIFs está de prontidão para atender atletas

Participantes contam com ambulância, UTI móvel e ampla equipe de profissionais
última modificação: 18/10/2018 16h12

Uma equipe de 20 profissionais garante a saúde dos 1.035 atletas participantes da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2018. Além dos esportistas, o ambulatório instalado no Centro de Formação Olímpica do Nordeste atende também membros das comitivas e da organização do evento. A equipe conta com fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e oferecem serviços nessas modalidades.

“Nosso objetivo principal é dar suporte aos atletas nos jogos, mas qualquer pessoa que estiver participando do evento será prontamente atendida”, esclarece Agnes Pinto, enfermeira responsável pela coordenação do ambulatório. Ela informa que há profissionais de saúde presentes nos locais de cada competição, preparados para oferecer pronto atendimento em caso de necessidade. Agnes ressalta que o ambulatório também tem sido procurado por atletas que procuram alívio para dores e lesões.

Thaís Oliveira, aluna do campus de Fortaleza e atleta de natação feminina, teve atendimento fisioterapêutico e aprovou o tratamento. “Eu estava sentindo muita dor e fadiga em virtude da intensidade dos treinos, mas agora estou me sentindo melhor e vou poder dar o melhor de mim na competição”, elogiou. A atleta já costumava ser atendida pelos profissionais do IFCE e saiu do ambulatório direto para a piscina.

A equipe de saúde conta, além dos profissionais do IFCE e dos institutos de outros estados, com UTI Móvel e ambulância básica, além de equipamentos e medicamentos para garantir o atendimento inicial para atletas lesionados e outras ocorrências. Em caso de necessidade de deslocamento, a equipe conta com macas, cadeiras de rodas e ambulância preparada para conduzir os pacientes a hospitais ou unidades de pronto atendimento.

O ambulatório está aberto para atendimento no horário da realização dos jogos – de 14h às 22h, de quarta (17) a sexta (19); de 8h30 às 22h no sábado (20); e de 8h às 12h no domingo (21). Em caso de ocorrência fora desses horários, a orientação é de encaminhamento do paciente às unidades de saúde.

registrado em: