Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Egressa do IFCE estreia exposição no Memorial
conteúdo

Notícias

Egressa do IFCE estreia exposição no Memorial

ARTE E CULTURA

“Terra a Terra”, de Klaudiana Torres, é o primeiro evento do espaço após retomada presencial
última modificação: 30/05/2022 09h43

O Memorial do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Raimundo César Gadelha de Alencar realizou, na noite dessa sexta-feira, 27, em Fortaleza, a abertura da exposição “Terra a Terra”, de autoria da artista plástica Klaudiana Torres, egressa da instituição. Essa é a primeira exposição aberta ao público após a autorização de retomada das atividades presenciais no equipamento, em outubro de 2021.

“Terra a Terra’ é inspirada no livro “Crônicas Sentidas”, do professor José Solon Sales e Siva, curador do memorial, e retrata, em uma série de pinturas em aquarela, a simplicidade da terra, destacando o sentimento de pertença a um lugar ao mesmo tempo regional e universal – curiosamente, Klaudiana e Solon são naturais do município de Ipu, a 296km de Fortaleza.

Egressa do curso de Artes Plásticas e da especialização em Arte-Educação da instituição, Klaudiana destacou a relação da exposição com o livro: “A partir desse livro, me senti tocada a me voltar às coisas mais simples, que contam a história de um povo e que são tão esquecidas. A olhar mais e mais para a minha cidade, à contemplação de coisas simples que estão lá, prestes a serem destruídas”.

A abertura da exposição foi precedida por uma apresentação do Coral do IFCE, com a participação de 50 coralistas regidos pelo maestro Davi Silvino. Solon lembrou que a programação faz parte da XX Semana Nacional de Museus e destacou a retomada dos eventos abertos ao público no memorial – que, porém, desde outubro, já havia voltado a oferecer visitas-guiadas. "É uma alegria muito grande para nós, porque existem museus virtuais, mas nada substitui o presencial. É totalmente diferente você apreciar uma tela de pintura no computador e apreciá-la presencialmente", comparou.

A pró-reitora de Extensão, Ana Cláudia Uchôa, enalteceu o fato de a exposição apresentar a produção artística de uma egressa do IFCE, em obra inspirada no livro de um docente da casa. Além disso, comentou sobre a retomada dos eventos presenciais no memorial: “Passamos quase 2 anos encarcerados em nossos lares. Estar aqui de volta é muito simbólico e emblemático, porque a arte é vida, então não tem coisa melhor do que retomar a vida por meio da arte".

A exposição ficará em cartaz até novembro deste ano. O Memorial do IFCE está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria