Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Dead articula implantação de núcleos em 11 campi
conteúdo

Notícias

Dead articula implantação de núcleos em 11 campi

MAIS OPORTUNIDADES

O IFCE oferta as modalidades de ensino presencial e semipresencial
publicado: 23/05/2018 09h41, última modificação: 23/05/2018 09h41

Chegar cada vez mais próximo e atender a um número maior de pessoas. Nesse sentido, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio da Diretoria de Educação a Distância (Dead), da Pró-reitoria de Ensino, iniciou uma ação ousada: articular, com os campi, a implantação de núcleos permanentes de educação a distância em pelo menos 11 municípios. A proposta é que os campi possam oferta cursos de qualificação, na modalidade em Ead, para as comunidades e também qualificar servidores.

Como parte da empreitada, a Dead ministra cursos de Administrador de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de designer educacional a servidores dos campi de Guaramiranga, Tianguá, Umirim, Limoeiro do Norte, Caucaia, Boa Viagem, Crateús, Canindé, Juazeiro do Norte, Maranguape e Fortaleza a fim de garantir pessoal qualificado nessas unidades à gestão da plataforma de aprendizagem. O treinamento é dividido em duas etapas: a primeiro ocorreu, de forma presencial, no campus de Fortaleza, no dia 21 de maio. Já o segundo ocorre no AVA com atividades práticas.

O IFCE oferta as modalidades de ensino presencial e semipresencial. Apesar de esta ser, em sua maior parte ofertada a distância, é preciso lembrar que são obrigatórios encontros presenciais onde há aplicação de atividades e orientações de tutores presenciais. Atualmente, a Dead oferta cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em polos de apoio presencial: “Queremos ampliar a capacidade de atendimento à população. É preciso estar no campus em definitivo, com uma equipe preparada para atuar na administração da plataforma on-line, assim haverá condições de o campus atender à comunidade, inclusive, implantar os 20% de carga/horária dos cursos presenciais na modalidade em Ead, como previsto em legislação", afirmou Márcio Damasceno, diretor da Dead.