Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Campi do IFCE reforçarão produção de álcool 70%
conteúdo

Notícias

Campi do IFCE reforçarão produção de álcool 70%

COVID-19

BR distribuidora doou 10 mil litros de álcool 96º GL
última modificação: 04/06/2020 11h02
Caminhão da BR Distribuidora fazendo a entrega do álcool no campus Fortaleza; insumo seguirá para diversas unidades do IFCE

Caminhão da BR Distribuidora fazendo a entrega do álcool no campus Fortaleza; insumo seguirá para diversas unidades do IFCE

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu, nesta segunda-feira (1º/06), mais 5 mil litros de álcool 96º GL, material doado pela BR Distribuidora. No total são 10 mil litros do produto - que serão utilizados para a fabricação de álcool 70% (líquido e em gel) em diversas unidades do Instituto. A finalidade principal é doar para estabelecimentos de saúde no combate ao coronavírus.

A iniciativa é uma articulação do Gabinete da Reitoria e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) com a BR Distribuidora, o deputado estadual Queiroz Filho e o Exército Brasileiro, com a colaboração da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe).

Estarão envolvidos na produção do álcool os campi de Fortaleza, Boa Viagem, Maracanaú, Aracati, Jaguaribe, Juazeiro, Iguatu, Crateús, Quixadá, Caucaia, Tianguá e Camocim - campi que já estão engajados em outras ações de combate ao avanço da pandemia no estado, como mostra o mapa de ações do IFCE no contexto da Covid-19.

O trabalho envolve uma logística cuidadosa - para garantir a qualidade do álcool produzido pelo IFCE e também a segurança das pessoas envolvidas na operação. Inicialmente o álcool puro é armazenado em bombonas de 1000 litros no campus Fortaleza, doadas pela Funcepe. Todo o trabalho de recebimento do material segue as orientações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros e pela capacitação fornecida pelo Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sest), do Departamento de Infraestrutura da Reitoria do IFCE, no final do mês de abril, junto aos colaboradores da unidade do IFCE na capital.

O transporte para os campi do interior está sendo realizado por militares do Exército, utilizando bombonas de 200 litros e seguindo um cronograma preestabelecido para otimizar as entregas.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 12.21.37.jpeg

Exército realizando a entrega do álcool no campus de Aracati

Parceria em nome da saúde pública

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Wally Menezes, falou sobre a cooperação. Ele destacou que o trabalho também envolve todas as pró-reitorias do IFCE e o campus Fortaleza como apoio logístico aos demais campi.

"Esta ação soma-se as mais de 180 ações que o IFCE vem realizando no combate à Covid-19. O álcool em gel a ser produzido no IFCE visa dar apoio aos municípios do interior do estado no sentido de aproveitar a infraestrutura laboratorial e o capital intelectual do nosso Instituto, para dar apoio aos municípios cearenses no entorno dos nossos campi", destacou Wally.

O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE Fortaleza, Rinaldo dos Santos, participa ativamente do processo de produção de álcool 70%. "A ação executada foi de extrema importância, pois uniu os esforços da PRPI, do Campus Fortaleza, da Engenharia de Segurança do Trabalho da Reitoria, da BR distribuidora e do Exército Brasileiro em toda uma cadeia de logística e segurança para transporte, envasamento e distribuição do etanol 96 GL e outros insumos químicos (glicerina e Carbopol) e embalagens para a produção de álcool em gel e a 70% a ser destinado as comunidades e instituições nas cidades onde os diversos campi estão localizados. Desta forma a instituição cumpre sua ação técnico-científica e social de elaborar produtos antissépticos e desinfetantes para o combate ao coronavírus".

O CEO da BR Distribuidora, Rafael Grisolia, também ressaltou a importância da parceria. "O espírito neste momento deve ser de consciência, colaborativo, de solidariedade para, juntos, enfrentarmos esta crise tão séria que ameaça a nossa saúde e nossos entes queridos”.

Nas palavras do deputado Queiroz Filho: "Parabenizo a ação conjunta do IFCE, da BR Distribuidora e do Exército Brasileiro por essa iniciativa que vai contribuir para diminuir os impactos desta pandemia, tanto em Fortaleza como no interior do Ceará. Neste momento tão crítico, precisamos somar forças no objetivo em comum de salvar vidas. Com pequenos gestos de cada um, tenho fé que em breve iremos superar este desafio".

WhatsApp Image 2020-05-25 at 11.36.39.jpeg

Mais 5 mil litros devem ser entregues na próxima semana

Leia mais

IFCE Boa Viagem produz álcool 70% para profissionais da saúde

IFCE doa 1.147 protetores faciais

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria