Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Atletas do IFCE participam dos JIF Nacionais
home.png

Atletas do IFCE participam dos JIF Nacionais

última modificação: 07/10/2019 15h55
Delegação cearense terá 45 competidores, que disputarão torneios de basquete, futsal, handebol e natação até sábado, 12

Atletas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) participam, de 7 a 12 de outubro, da 10ª edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), em Guarapari/ES, a 58km da capital Vitória. A delegação cearense é composta de 45 atletas, os quais disputarão competições de basquete feminino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e natação feminina e masculina.

A participação dos atletas do IFCE já começa nesta segunda-feira, 7, às 15h, com o time de handebol feminino encarando o IF Sul de Minas Gerais (MG) no Ginásio do Polivalente. Às 16h, será a vez do basquete feminino estrear contra o IF de Tocantins, no Sesc Guarapari. No mesmo local, as equipes de futsal iniciam as disputas na terça-feira, 8 – as mulheres jogam às 8h contra adversário a ser definido, enquanto os homens enfrentam o IF Sudeste de MG às 14h. As competições de natação ocorrem a partir de quarta-feira, 9.

A solenidade de abertura dos JIF Nacionais 2019 ocorre na terça-feira, 8, às 19h30, com a presença do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, que também está na cidade para participar da reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE e da delegação cearense nos JIFs Nacionais, Clautistony Pereira do Carmo, também participará da solenidade.

Vagas limitadas

O bloqueio de recursos do Ministério da Educação (MEC), realizado no fim de abril, implicou a redução da delegação do IFCE prevista para o evento. Em vez dos cerca de 130 inscritos da última edição, o número de vagas foi limitado a 45 (por instituição). Diante da situação, os coordenadores técnicos das modalidades esportivas no IFCE utilizaram como critério a avaliação de desempenho nas últimas competições nacionais para definir quais modalidades seriam representadas no evento.

Os JIF são promovidos há 10 anos com recursos rateados entre as unidades da rede federal. Este ano, 30 instituições participam de 11 modalidades esportivas, com organização da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif) e do IF do Espírito Santo (Ifes). Em 2018, o evento foi organizado pelo IFCE, com disputas realizadas no Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO).

Ícaro Joathan - reitoria