Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Ações começam em Maranguape com 220 alunos

Ações começam em Maranguape com 220 alunos

MAIS OPORTUNIDADES

Matriculados em 08 cursos de extensão na modalidade de formação inicial e continuada
publicado: 16/09/2017 10h55, última modificação: 16/09/2017 19h31

Os dias que antecederam a solenidade de início das atividades do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Maranguape, foram intensos para garantir que, logo na próxima semana, os trabalhos sejam, efetivamente, iniciados com alunos em sala de aula. Um começo desafiador para a mais jovem das unidades do IFCE, uma vez que os trabalhos já são iniciados com 220 alunos de 08 cursos de extensão, na modalidade de formação inicial e continuada, que versão desde introdução à programação à informática para a 3ª idade.

A solenidade, ocorrida em frente à centenária escola de Santa Rita, totalmente recuperada para receber as atividades do Instituto Federal do Ceará, recebeu uma forte presença da comunidade e de autoridades políticas e de educação. As instalações oferecem laboratório de informática, 05 salas de aula, quadra de esportes e, ainda, espaços para o desenvolvimento ações pedagógico-administrativas. As atividades funcionarão, de forma temporária na escola, até a conclusão das obras dos prédio definitivo do campus de Maranguape.

O prefeito do Município, João Paulo Xerez, destacou que o Instituto Federal é aguardado há muito tempo pela comunidade e festejou o momento. “Estamos felizes por sabermos que os jovens e adultos deste municípios terão mais oportunidades de qualificação e de crescimento profissional sem ter de se ausentar. Tivemos que correr contra o tempo para que as obras de recuperação e reforma da escola fossem concluídas a tempo. Felizmente estamos aqui iniciando os trabalhos do IFCE”, destacou o prefeito.

Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, por sua vez, afirmou que, neste primeiro momento, as ações começam com cursos de extensão. Porém, já estão em curso articulações com vistas a oferta dos cursos técnicos regulares, apontados pela comunidade em audiência pública. “Sempre é uma alegria grande participar das atividades de início de um campus, uma vez que conhecemos o poder transformador da educação na vida das pessoas. Estamos aqui em um momento histórico para Maranguape e, também, para o Instituto Federal do Ceará. É só o começo”, ressaltou o gestor.

Os alunos, presentes à solenidade, também não esconderam a satisfação pelo funcionamento do IFCE em Maranguape. De acordo com Arlene Pereira, professora da rede municipal e estudante do curso de Literatura Infantil e Contação de Histórias, era um dia aguardado por todos os maraguapenses. “Há tempos procura fazer esse curso para aprimorar os meus conhecimentos. Gosto de ser professora, gosto de trabalhar com crianças. A presença do IFCE aqui é riqueza de conhecimento, de cultura. Saber que, agora, não precisamos mais sair daqui para termos acesso a cursos técnicos e superiores. É tudo de bom!”, comemorou a aluna.

Autoridades descerram placa pelo início das atividades do IFCE em Maranguape