Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE conquista prata em Olimpíada de História

IFCE conquista prata em Olimpíada de História

NA UNICAMP

Ceará conquistou o maior número de medalhas em todo o país; IFCE se destacou entre as instituições públicas do estado
publicado: 21/08/2018 11h03, última modificação: 21/08/2018 11h40
Equipe Alabá fez história ao conquistar o segundo lugar em disputa promovida pela Unicamp

Os Jogos Olímpicos só começam daqui a dois anos, mas no Ceará uma turma muito especial já sentiu o gostinho do pódio. Afinal, o último final de semana foi de muita alegria para um grupo de alunos do IFCE campus Caucaia. Eles se destacaram na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB 10), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe ifceana conquistou a prata, resultado que ajudou o Ceará a obter uma posição de destaque em todo o país.

O Nordeste foi a região que mais conquistou medalhas na competição – 59 no total. Destas, 25 vieram para o Ceará, estado que obteve o maior número de medalhas em todo o país. Os únicos medalhistas cearenses entre as instituições públicas foram o IFCE Caucaia e o Liceu do Conjunto Ceará (que levou o bronze), o que torna a conquista ainda mais significativa.

A competição, que teve mais de 57 mil inscritos, foi composta de seis fases on-line e uma prova dissertativa presencial na etapa final. O formato da disputa também incluiu temas interdisciplinares (Geografia, Literatura, Arqueologia, Urbanismo, Atualidades), com um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes. A final teve 311 equipes, que somaram cerca de 1.200 alunos.

84d94018-78d5-41be-b1a7-37f6e6db7d31.jpg

Alunos de Caucaia fizeram história ao conquistar medalha de prata na ONHB 10

Essa foi apenas a segunda participação do IFCE na competição. A equipe Alabá, que conquistou a prata, é composta por três alunos: Diogo Augusto Araújo dos Santos, José Ernando de Farias Filho e Rayane Alves do Nascimento, todos do curso técnico integrado de Eletroeletrônica do campus de Caucaia. Eles foram coordenados pelo professor Jerciano Pinheiro Feijó, que falou um pouco sobre a experiência de participar de uma disputa tão abrangente.

“A olimpíada mexe com a forma com que os alunos encaram a História. Eles entendem a atualidade enxergando a forma como a sociedade se constrói historicamente”, resumiu Jerciano.

Voando alto

Para o estudante Diogo Santos, a viagem que culminou com a prata na ONHB foi uma verdadeira aventura inesquecível. Ele destaca que as alegrias começaram antes mesmo de chegar a Campinas para a disputa da fase final.

Alunos conheceram a Unicamp e interagiram com estudantes de todo o país

Alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Unicamp, uma das instituições mais respeitadas da América Latina

“Nenhum dos três integrantes da equipe havia viajado de avião antes. Pudemos conhecer a Unicamp, que é a melhor universidade da América Latina, e na competição tivemos contato com um ambiente de conhecimento histórico e cultural incrível. Conhecemos um outro estado, vários alunos e muitos professores. Conseguir representar o estado, o IFCE e todas as escolas públicas foi muito gratificante. Quero agradecer à Reitoria por ter viabilizado a nossa viagem. Nem imaginávamos que pudéssemos ter uma oportunidade como essa um dia. Agradeço também aos nossos professores pela confiança”, pontuou o aluno.

Uma competição atrás da outra

O diretor-geral do do IFCE Caucaia, Jefferson Queiroz Lima, destacou que o resultado alcançado pelos alunos alegrou a toda a comunidade do campus, mas não foi exatamente uma surpresa. Afinal, a unidade tem privilegiado a participação de seus alunos em olimpíadas do conhecimento e em competições similares.

Nos últimos dois anos, o IF Caucaia participou de disputas como o Torneio Juvenil de Robótica, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a Olimpíada Canguru de Matemática, a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), a Olimpíada Brasileira de Astronomia (Oba) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Em várias delas os alunos de Caucaia foram medalhistas. Em outras, conquistaram menções honrosas e algumas dessas disputas ainda estão em andamento.

“Essas competições são algo relativamente novo para o IFCE, mas estamos sempre buscando participar. Temos um trabalho direcionado para esses eventos. Prova disso é que, no ano passado, fomos semifinalistas da ONHB”, destacou o diretor da unidade.

3b4e923f-4d48-478c-b58a-0faa8772dd87.jpg

O mais novo integrante da galeria de troféus do IFCE Caucaia

Dowglas Lima - Reitoria