Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Alunos da rede municipal recebem homenagens no IFCE

Alunos da rede municipal recebem homenagens no IFCE

CURSOS TÉCNICOS

Projeto #EuNoIFCE aprovou 176 estudantes; reitor Virgílio Araripe e prefeito Roberto Cláudio receberam os alunos
publicado: 22/02/2019 15h15, última modificação: 22/02/2019 15h31

"Nós somos federais com muita luta pra poder comemorar (...) novos rumos alcançar", diz a letra da marchinha cantada em momento muito especial para dezenas de alunos da rede municipal de Fortaleza. Os mais de 170 estudantes aprovados para cursos técnicos no IFCE foram homenageados hoje no auditório Castello Branco do campus Fortaleza, com a presença do reitor Virgílio Araripe, do prefeito Roberto Cláudio, da secretária municipal de educação Dalila Saldanha e de diversas outras autoridades.

A Prefeitura tem um trabalho direcionado à aprovação desses alunos - batizado de #EuNoIFCE - cujos números chamam a atenção. Desde 2014, quando o serviço começou a funcionar (ancorado em iniciativas como o programa ProTécnico), o número de aprovações passou de 69 para 176, um aumento de 255%.

É um projeto detalhado, que inclui ajuda com os procedimentos de inscrição, aulões aos sábados, transporte e apoio nos dias das provas e, finalmente, acompanhamento nos processos de matrícula, orientando os alunos quanto à documentação necessária.

Os beneficiados são jovens talentosos, que veem no ensino técnico a esperança de um passo decisivo na carreira. É o caso do estudante Sandro Carlos Araújo, de 16 anos. Oriundo da Escola Municipal Cristo Redentor, no Pirambu, o garoto relembrou a emoção da aprovação para o curso técnico integrado em Informática.

"Recebi a notícia com muita alegria. Posso dizer que estarei realizando um sonho. Meu objetivo é crescer cada vez mais intelectualmente", destacou o garoto. Falando assim, ele só pode ser um orgulho para a mãe, Sandra Araújo. "Ele sempre foi muito dedicado. Corre atrás de tudo o que ele quer, sem desistir".

1.JPG

Sandro, ao centro, ladeado pela diretora Hernilva Queiroz e pela mãe, Sandra Araújo

A perseverança de Sandro também comoveu Hernilva Queiroz, diretora da escola, que fez questão de acompanhá-lo na homenagem. "Essa é a prova de que a escola pública tem a capacidade de transformar as vidas de muitas pessoas, mesmo em uma região carente como o nosso bairro", destacou.

Inspiração, transpiração e um futuro promissor

Um dos momentos mais emocionantes da manhã foi o discurso da aluna Raíssa Reis Lopes da Silva, aprovada para o curso de Química. Representando os aprovados, ela, que é ex-aluna da Escola de Tempo Integral Joaquim Francisco de Sousa Filho, compôs a mesa de honra e orgulhou a todos no auditório.

"Hoje é dia de festa, de comemoração. Há algum tempo tínhamos apenas o desejo de ocupar os bancos do IFCE, percorrendo os corredores por onde passaram algumas das mentes mais férteis da ciência e tecnologia no nosso país. Ousamos tornar esse sonho real", disse a aluna que citou Thomas Edison: "A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração".

4.JPG

Raíssa Reis Lopes emocionou a todos os presentes

O prefeito Roberto Cláudio destacou que o IFCE vai representar um tempo muito marcante nas vidas dos estudantes. "Essa vitória é de cada aluno que estudou, se dedicou, abriu mão de prazeres e diversões para estar aqui. Não é fácil fazer isso com 14 ou 15 anos de idade. É preciso ter muita maturidade. Parabenizo também os pais, professores e diretores".

2.JPG

3.JPG