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‘Programa Qualidade de Vida’ promove saúde e lazer
Presentes há mais dez anos em alguns campi da instituição, as ações com foco na qualidade de vida do servidor se tornaram prioridade no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Essas atividades foram institucionalizadas em 2013 e se transformaram no Programa Qualidade de Vida, presente, atualmente, em cerca de dez unidades. Até o fim do ano, a meta é atingir 24 campi. Os efeitos da iniciativa têm contribuído para a satisfação e mudança de hábitos de muitos servidores.
A gestão do programa é da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen), por meio do Departamento de Educação Física e Esporte. Estão envolvidos profissionais de diversos setores e formação, como gestão de pessoas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, profissionais de educação física, fisioterapeutas e profissionais de arte.
Um grande exemplo de mudança de hábitos estimulada pelo programa é o do professor Timóteo Varela, do campus de Fortaleza. Entre um horário e outro de sala de aula, o docente se dedica à saúde, jogando basquete às terças e quintas. “Inicialmente, eu praticava natação e basquete, desde 2007. Como estava muito puxado, resolvi me dedicar mais ao basquete”, recorda. “Esse programa veio para fazer um diferencial na qualidade de vida da gente. Eu pesava 120kg, entrei num novo ritmo de vida e, hoje, estou com 75kg. O projeto me ajudou muito nesse processo”, comemora.
Modalidades esportivas, atividades cardiorrespiratórias, musculação, ginástica laboral e avaliação física integram uma extensa programação, específica para cada unidade do IFCE participante, seja na capital ou no interior. Uma das beneficiadas com o programa é a psicóloga do campus de Iguatu, Maísa Barros, assídua no vôlei. “Acho o projeto maravilhoso! Além de ser uma atividade física e um lazer, ainda promove uma integração com outras pessoas do ambiente de trabalho em um ambiente saudável e prazeroso”, descreve.
O professor Kleber Ribeiro, membro da comissão institucional de coordenação do programa, cita como principais objetivos a promoção da saúde do servidor, nas dimensões física, social e emocional, bem como da qualidade no ambiente de trabalho. Esses fatores, na opinião do professor, levam à melhoria da satisfação do trabalhador, redução de afastamento por motivo de doença, aumento da produtividade e, consequente, efetividade do serviço público ofertado à sociedade.
O novo formato do programa está em fase de conclusão e será ofertado aos campi em dois níveis: básico e avançado. O lançamento será feito no VI Encontro dos Servidores, evento que faz parte do programa e que será realizado em Limoeiro do Norte em 2016, em data a ser definida.
Luís Carlos de Freitas - reitoria