Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Memorial inaugura exposição sobre romeiros de Canindé
conteúdo

Notícias

Memorial inaugura exposição sobre romeiros de Canindé

ARTE E CULTURA

“Corpo, Fé e Glória” é o tema da exposição de fotos, vídeos e peças religiosas organizada por estudantes e professores do campus de Canindé do IFCE
publicado: 14/05/2019 18h02, última modificação: 15/05/2019 07h38
Foto: Eugênio Pacelli Pró-reitora Zandra e ex-diretor-geral Luís Orlando prestigiam exposição

Pró-reitora Zandra e ex-diretor-geral Luís Orlando prestigiam exposição

O Memorial Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), inaugurou nesta terça-feira, 14/5, a exposição temporária “Corpo, Fé e Glória”. A mostra reúne fotos, vídeos e peças religiosas de romeiros que frequentam a Festa de São Francisco, romaria que, anualmente, ocorre no município de Canindé, recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas durante os dias do evento. A exibição é resultado das atividades de estudantes e professores dos cursos de Gestão de Turismo e Educação Física do campus de Canindé do IFCE e de uma exposição anterior, que esteve em cartaz naquela unidade.

Participaram da inauguração o reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe; a pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq; o curador do Memorial, José Solon Sales e Silva; e os professores que estiveram à frente da produção do conteúdo junto aos romeiros em Canindé: Gláudia Mapurunga (hoje, no campus de Fortaleza), Francisco Francelino Alves e Ivo Luís Silva (ambos do campus de Canindé).

De acordo com a professora Gláudia, o objetivo da mostra foi promover uma reflexão interdisciplinar sobre o corpo humano e sua relação com a fé, gerando mais de 2500 imagens, 188 vídeos e 88 entrevistas. “A gente observou o corpo, a realidade e o imaginário dos romeiros, tentando trazer um pouco da fé e da religiosidade dos romeiros de Canindé”, explicou.

Já o professor Ivo contou um pouco sobre os 200 anos de história da peregrinação de romeiros a Canindé e de que forma a romaria se reinventa todos os anos para acolher a multidão de fiéis que a visitam. Além disso, destacou que esse trabalho reafirma o papel do campus do IFCE naquele município como “uma casa de portas abertas”.

O professor Francelino, por sua vez, informou que a atividade de pesquisa e extensão foi elogiada até pelo reitor Frei Marconi Lins, vigário episcopal do Santuário de Canindé, e ressaltou a importância de ações como essa para a preservação da arte, da cultura, da história e do pensamento.

Conselho curador

Antes da solenidade inaugural, foi instalado o conselho curador do memorial. Participam do órgão colegiado a professora Sabrina Linhares Gomes, a egressa Klaudiana Viana Torres, além do reitor Virgílio Araripe, da pró-reitora Zandra Dumaresq e do curador Solon Sales e Silva.

"Corpo, Fé e Glória" ficará em cartaz diariamente no memorial localizado na Reitoria da instituição, das 8h às 17h, pelos próximos seis meses e é aberta ao público.

Ícaro Joathan - Reitoria