Você está aqui: Página Inicial > Noticias > MEC dá nota 4 para licenciatura em Geografia
conteúdo

Notícias

MEC dá nota 4 para licenciatura em Geografia

ENSINO SUPERIOR

Nota de reconhecimento do curso foi feita por avaliadores em visita in loco. Nota máxima é 5.
última modificação: 26/12/2019 12h37

O Instituto Federal do Ceará tem confirmado sua excelência acadêmica a cada visita de reconhecimento de cursos do Ministério da Educação. No primeiro semestre, sete cursos superiores receberam comissões de avaliação e obtiveram notas entre 4 e 5, numa escala que varia de 1 a 5. Prestes a encerrar o ano, o mais novo curso bem avaliado é a licenciatura em Geografia do campus de Quixadá, que também conquistou a nota 4 do MEC.

Os resultados foram divulgados após visita das comissões de avaliadores do MEC aos campi, onde eles realizaram reuniões envolvendo dirigentes da instituição, coordenadores dos cursos, corpos docente, discente e técnico-administrativo e representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Durante o período de avaliação, a comissão do MEC visitou todas as instalações do campus, mais precisamente as salas de aula, laboratórios do curso, biblioteca, setor de estágio, dentre outras, além de analisarem questões relativas ao projeto pedagógico dos cursos, políticas estudantis, pesquisa e extensão.

O curso de licenciatura em Geografia iniciou suas atividades no ano de 2016, no turno noturno. Atualmente possui cerca de 200 discentes regularmente matriculados, atendendo a públicos diversos, de diferentes municípios, de idades e classes sociais, primando pela educação inclusiva, que atende às especificidades do público e da região.

Segundo a coordenadora Camila Freire Sampaio, "ao longo desses três anos, as atividades acadêmicas têm apresentado expressivo crescimento a cada semestre letivo", razão pela qual "o conceito 4 é maravilhoso, sobretudo para um curso que ainda dá seus primeiros passos". A professora agradece as "valiosas contribuições" dos discentes, docentes e técnicos administrativos e reconhece que "todo o processo exigiu muita dedicação".

Entre fevereiro e junho desse ano, também foram avaliados os cursos de Bacharelado em Sistema de Informação, do campus Cedro; Tecnologia em Hotelaria (presencial), do campus Fortaleza; e Engenharia de Controle e Automação, do campus Maracanaú, que obtiveram o conceito máximo, com nota 5. Ainda receberam visita dos avaliadores os cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo, do campus Canindé; Engenharia Mecânica, do campus Maracanaú; Tecnologia em Agroindústria, do campus Ubajara; e Tecnologia em Hotelaria (EaD), do campus Fortaleza, recebendo nota 4.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE

registrado em: