Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Livro conta iniciativas exitosas do ensino no IFCE
conteúdo

Notícias

Livro conta iniciativas exitosas do ensino no IFCE

Obra, que pode ser baixada gratuitamente, será lançada nesta quinta, 25
última modificação: 23/02/2021 15h02

Experiências e pesquisas laborais, advindas e interrelacionadas com o campo do ensino, são contadas por 15 professores na obra "Transfazeres do Ensino na Educação Profissional e Tecnológica". Os autores, dos quais 13 são professores do IFCE de diferentes campi e dois convidados, trazem ao leitor, entre outros pontos, a ciência do fazer pedagógico na instituição; a realidade contextualizada e idealizada; o entusiasmo docente acalorado do início de uma carreira profissional, ou a tranquilidade e a expertise no discurso dos mais experientes, enfim, a descrição de um relatório engajado, com ações desenvolvidas no ensino e em prospecções correlatas.

O lançamento, em solenidade virtual, por conta do distanciamento necessário devido à pandemia de covid-19, ocorre na tarde desta quinta, 25/2, 15h. O livro foi publicado em duas versões: físico e digital pela editora do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), vinculado à Assembleia Legislativa do Ceará. A obra pode ser baixada gratuitamente neste link. Na cerimônia, haverá homenagem à professora aposentada do IFCE, campus de Fortaleza, Natal Lânia Roque Fernandes, que também contribuiu neste livro.

A docente Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, uma das organizadoras, revela que a ideia do livro surgiu do sentimento de orgulho que o grupo de autores tem de “ser IFCE” e de ter, no ensino, um processo de amor e transformação de pessoas. “A nossa alegria de ensinar e de escrever sobre nossos fazeres pedagógicos transbordou com esse feito coletivo; o livro traz conhecimento, afeto, ideias”, descreve Patrícia. “Esperamos aprendizados e reflexões aos leitores”, acrescentou.

Ficha técnica

Organizadores: professores Patrícia Ribeiro Feitosa Lima e Nilson Vieira Pinto ( ambos IFCE - campus de Fortaleza), e Raphaell Moreira Martins (Baturité).

Autores: 15 docentes, sendo que 13 destes são do IFCE de diferentes campi - Andreyson Calixto de Brito (Fortaleza), Déborah Santana Pereira (Juazeiro do Norte), Edmilson Soares Coelho Filho (autor convidado), Fabíola Fernandes Andrade (Caucaia) , Francisco de Assis Francelino Alves (Maracanaú) , Ialuska Guerra (Juazeiro do Norte) , Maria de Lourdes da Silva Neta, Natal Lânia Roque Fernandes (Fortaleza), Nilson Vieira Pinto (Fortaleza) , Patrícia Ribeiro Feitosa Lima (Fortaleza) , Raphaell Moreira Martins (Baturité), Raquel Felipe de Vasconcelos (Fortaleza) , Samara Moura Barreto de Abreu (Fortaleza), Thaidys da Conceição Lima do Monte (Canindé) , Thereza Maria Magalhães Moreira (professora convidada).

Luís Carlos de Freitas - Reitoria