Você está aqui: Página Inicial > Noticias > II Bienal de Música do IFCE prorroga prazos
conteúdo

Notícias

II Bienal de Música do IFCE prorroga prazos

CULTURA

Submissão de trabalhos vai até 20 de outubro. Divulgadas atrações artísticas
última modificação: 14/10/2020 16h41
A II Bienal Internacional de Música do IFCE - Paulo Abel do Nascimento vai acontecer de forma virtual, no período de 26 a 28/11

A II Bienal Internacional de Música do IFCE - Paulo Abel do Nascimento vai acontecer de forma virtual, no período de 26 a 28/11

Pesquisadores(as), professores(as), profissionais em geral e estudantes da área de música ganharam mais tempo para a submissão de propostas de trabalhos para a II Bienal Internacional de Música Paulo Abel do Nascimento, conforme as especificações da chamada de trabalhos. O prazo foi prorrogado até 20 de outubro.

A apresentação dos trabalhos submetidos e aprovados da Bienal acontecerá por meio virtual de 26 a 28 de novembro de 2020, e terá como tema: Dimensões Investigativas sobre Educação Musical e Criação Artística em Tempos de Pandemia.

"A apresentação de trabalho científico é mais uma diferença dessa segunda edição da Bienal. Teremos a participação de estudantes e professores cearenses e também de fora do Estado e até do País, como, por exemplo, a Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Argentina e Estados Unidos. E tudo vai ser on-line. Vamos ter 16 oficinas, fóruns, apresentações artísticas, lives, webinários, além dos trabalhos científicos", explica a coordenadora-geral da Bienal, professora Lia Venturieri (Itapipoca).

Esta edição da Bienal traz um eixo científico aberto à sociedade, por meio do acesso a um espaço virtual de partilha acadêmica. O evento receberá trabalhos de pesquisa cuja temática contemple a Música e outras Artes em diálogos com o ensino formal e não formal e em processos criativos, contextualizados em momentos emergentes que ora se vivem.

Segundo Lia, "precisamos ressaltar ainda que a plataforma que está sendo criada para a Bienal é um produto interno que está sendo desenvolvido pela DGTI, especialmente para esse momento e ficará como legado".

Como principal objetivo dessa segunda edição, Lia resume: "a ideia da II BiMus é fazer com que a comunidade visualize o ensino, a pesquisa e a extensão do IFCE, pensando nas diversas categorias de cursos que temos, desde os cursos de extensão às disciplinas de Artes dos técnicos integrados, aos cursos técnicos em música, como também nas licenciaturas e na pós-graduação em Artes".

Na parte artística, "esse ano teremos artistas da terra, como os grupos Marimbanda e Syntagma, além de atrações como Edinho Vilas Boas, Jeffrey Gardner, Duo Siqueira Lima e Toninho Ferragutti, além da participação dos nossos professores, como Carlos Crisóstomo (Fortaleza), que vai lançar o seu álbum em CD, Ana Paula Nogueira (Cedro) e Marcilane Cruz (Sobral)".

Inscrições

As inscrições do evento iniciarão no dia 20 de outubro para as pessoas que não apresentarão trabalho científico poderem participar do restante da programação. Dadas as especificidades do evento, os trabalhos serão submetidos à avaliação da subcomissão julgadora com a identificação do(s) autor(es). Os autores aprovados serão notificados até o dia 3 de novembro de 2020. Saiba mais sobre a submissão de trabalhos científicos aqui.

Cláudia Monteiro, jornalista da Reitoria