Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE submete novos projetos de pós-graduação
conteúdo

Notícias

IFCE submete novos projetos de pós-graduação

STRICTO SENSU

Foram enviados dois projetos institucionais e dois projetos interinstitucionais
última modificação: 23/05/2016 13h46

O Instituto Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, submeteu à Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dois novos projetos de cursos de pós-graduação stricto sensu, um de mestrado interinstitucional (MINTER) e um doutorado interinstitucional (DINTER).  

Em relação aos mestrados, dois projetos foram submetidos via Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), na modalidade Mestrado Profissional, nas áreas de Artes e Produção de Ruminantes. Já a outra proposta foi via Mestrado Interinstitucional (MINTER), na área de Educação Especial, tendo como promotora a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No caso do doutorado, a proposta foi submetida via Doutorado Interinstitucional, na área de Fitotecnia, sendo a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) a instituição promotora.

Atualmente, o IFCE possui seis mestrados institucionais, um em associação e dois em rede. Já em termos de quantidade de doutorados interinstitucionais em execução no Brasil, o IFCE é a terceira instituição com mais projetos aprovados, segundo a Capes, com seis cursos em andamento.

A perspectiva do Departamento de Pós-graduação da PRPI é de que, até o final do ano, a Capes divulgue o resultado da análise dos projetos.

Saiba Mais

A submissão de projetos é a primeira etapa de um processo de avaliação de novos cursos de pós-graduação pela Capes. Em seguida, seguindo cronograma do órgão, a proposta de curso novo é avaliada pela comissão de área, que emite parecer sobre o mérito e exequibilidade do projeto e lhe atribui uma nota.

O resultado da avaliação destas propostas é encaminhado ao Conselho Técnico e Científico da Educação Superior (CTC-ES), que pode ou não recomendar a proposta. As decisões do CTC-ES são comunicadas pela Diretoria de Avaliação da Capes às pró-reitorias de pesquisa, ou órgão equivalente, das instituições proponentes. Estes resultados são divulgados na página eletrônica da CAPES.

Posteriormente, os resultados da avaliação das propostas recomendadas são encaminhados ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para emissão de parecer e posterior homologação pelo Ministro da Educação e publicação no Diário Oficial da União.

Rebeca Casemiro - Reitoria