Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE prorroga suspensão do calendário letivo até 31 de maio
conteúdo

Notícias

IFCE prorroga suspensão do calendário letivo até 31 de maio

SEM AULAS PRESENCIAIS

Medida atende a recomendações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde de fechamento de instituições de ensino para evitar expansão da Covid-19
última modificação: 15/05/2020 10h00

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) prorrogou, até o próximo dia 31 de maio, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais nos 33 campi na instituição e no Polo de Inovação Embrapii Fortaleza. A medida visa resguardar a saúde de seus cerca de 39 mil alunos e 3.500 servidores. Além disso, atende ao decreto do Governo do Estado, que determinou, nesta semana, o fechamento de escolas e universidades por 30 dias, e a recomendações do Ministério da Saúde, com o objetivo de conter o avanço da pandemia de Covid-19 em território cearense.

A decisão foi aprovada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no IFCE (CEC/IFCE) em videoconferência realizada nesta sexta-feira, 3. Até o dia 31, o expediente administrativo da instituição também seguirá majoritariamente em trabalho remoto, permanecendo o atendimento das atividades essenciais presenciais em escala de revezamento de plantão de servidores e terceirizados. A solicitação de trabalho remoto para o novo período deverá ser feita por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), como já vinha sendo feito.

Aulas dos cursos EaD seguirão on-line; concludentes poderão se formar

Durante a reunião de hoje, o CEC/IFCE também recomendou que as aulas dos cursos que já eram ofertados na modalidade de educação a distância continuarão normalmente, visto que não ferem as recomendações de isolamento social das autoridades nacionais e estaduais de saúde.

Da mesma forma, as pró-reitorias publicarão portarias em que fica permitido a cada campus concluir, na modalidade a distância, as atividades de turmas que estão no último semestre de seus respectivos cursos, de forma a não ferir as recomendações de isolamento social. A medida atende a pedidos dos próprios alunos, ansiosos para concluir seus cursos, e dependerá da avaliação da gestão local de cada campus do nível de acesso à internet entre os concluintes. Nesses casos, ficará garantida a opção de concluir os respectivos cursos presencialmente a alunos com dificuldade de acesso à internet - caso estes assim prefiram - quando houver a retomada das atividades presenciais.

A instituição também publicará regulamentos específicos permitindo que bancas de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), monografias de especialização e dissertações de mestrado sejam realizadas totalmente on-line, de forma que os concluintes não sejam prejudicados e possam terminar seus cursos sem necessidade de se deslocar até a instituição.

No decorrer do mês de abril, o Instituto ofertará cursos de formação inicial e continuada on-line aos públicos interno e externo, de participação opcional, por meio do programa IFCE #FICemCASA. A relação dos cursos será divulgada nos próximos dias.

Comunicação Social - Reitoria