Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE planeja construção de mais 10 bibliotecas
conteúdo

Notícias

IFCE planeja construção de mais 10 bibliotecas

A iniciativa vai beneficiar um total de 3.630 alunos
publicado: 05/08/2016 09h30, última modificação: 05/08/2016 12h19
Projeto das bibliotecas dos campi elaborado pelo IFCE

Projeto das bibliotecas dos campi elaborado pelo IFCE

Dentro da política de expansão do alcance da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFCE se planeja para entregar mais 10 bibliotecas nos campi do interior do estado. Serão contempladas as seguintes unidades: Caucaia, Ubajara, Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Umirim, Tauá, Tianguá, Baturité e Camocim. A iniciativa vai beneficiar um total de 3.630 alunos.

O investimento para construção dos novos espaços está orçado em R$ 15 milhões. O Instituto já dispõe dos projetos e aguarda disponibilidade orçamentária para a contratação das obras. A chefe do Departamento de Bibliotecas do IFCE, Etelvina Maria Marques Moreira, destacou os critérios observados na concepção dos projetos.

"Os espaços foram planejados tendo por meta a abrangência de três importantes áreas inerentes ao bom funcionamento de centros informacionais, nas quais as bibliotecas estão inseridas: área de armazenamento (local destinados aos acervos físicos), área de atividades (espaço destinados aos usuários e servidores) e área de circulação (destinadas ao serviços oferecidos no recinto). Foram também levadas em consideração, além dos espaços físicos, as questões relativas à temperatura, umidade, ventilação, iluminação, ruído e segurança", explicou Etelvina.

Umirim

Além de biblioteca, o campus de Umirim, no norte do estado, ganhará também um alojamento. O projeto do espaço prevê uma ampla área construída, dotada de oito quartos, dois dormitórios acessíveis, sala de estar e sala de estudos, entre outras facilidades.

Por Dowglas Lima