Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE planeja construção de mais 10 bibliotecas

IFCE planeja construção de mais 10 bibliotecas

A iniciativa vai beneficiar um total de 3.630 alunos
publicado: 05/08/2016 09h30, última modificação: 05/08/2016 12h19
Projeto das bibliotecas dos campi elaborado pelo IFCE

Dentro da política de expansão do alcance da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFCE se planeja para entregar mais 10 bibliotecas nos campi do interior do estado. Serão contempladas as seguintes unidades: Caucaia, Ubajara, Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Umirim, Tauá, Tianguá, Baturité e Camocim. A iniciativa vai beneficiar um total de 3.630 alunos.

O investimento para construção dos novos espaços está orçado em R$ 15 milhões. O Instituto já dispõe dos projetos e aguarda disponibilidade orçamentária para a contratação das obras. A chefe do Departamento de Bibliotecas do IFCE, Etelvina Maria Marques Moreira, destacou os critérios observados na concepção dos projetos.

"Os espaços foram planejados tendo por meta a abrangência de três importantes áreas inerentes ao bom funcionamento de centros informacionais, nas quais as bibliotecas estão inseridas: área de armazenamento (local destinados aos acervos físicos), área de atividades (espaço destinados aos usuários e servidores) e área de circulação (destinadas ao serviços oferecidos no recinto). Foram também levadas em consideração, além dos espaços físicos, as questões relativas à temperatura, umidade, ventilação, iluminação, ruído e segurança", explicou Etelvina.

Umirim

Além de biblioteca, o campus de Umirim, no norte do estado, ganhará também um alojamento. O projeto do espaço prevê uma ampla área construída, dotada de oito quartos, dois dormitórios acessíveis, sala de estar e sala de estudos, entre outras facilidades.

Por Dowglas Lima