Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE passa por processo de recredenciamento
conteúdo

Notícias

IFCE passa por processo de recredenciamento

Reitoria e mais 04 campi serão visitados pela comissão avaliadora
última modificação: 15/12/2015 16h53

O Instituto Federal do Ceará - IFCE está prestes a passar pelo processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC). Em julho, comissões de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visitarão a instituição. Será a primeira vez que os institutos federais passarão por essa forma de avaliação, já aplicada às universidades e faculdades.

Trata-se de um processo regulatório e avaliativo que tem por objetivo verificar se as instituições de ensino superior estão atendendo aos padrões de qualidade necessários para a continuidade da oferta dos cursos. Para avaliar o IFCE, a Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres), selecionou a Reitoria e os campi de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte e Sobral.  

 As primeiras visitas das comissões designadas pelo INEP acontecerão na primeira semana de julho. Gestores, docentes, técnicos administrativos, discentes, comunidade externa, ou seja, toda a comunidade acadêmica participará direta e/ou indiretamente da avaliação. “Por isso, a participação de todos é fundamental nesse processo”, destaca Lucivânia Monte, diretora acadêmica do IFCE.

 O recredenciamento institucional tem como base cinco eixos norteadores do desempenho: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão, e Infraestrutura física.

 Após a avaliação, a comissão atribuirá conceito final de 1 a 5, onde a nota 3 indica conceito de qualidade “suficiente”, a nota 4, representa o conceito “muito bom” e a nota 5, conceito “excelente”. Os conceitos inferiores a 3 são considerados insuficientes para o recredenciamento institucional.

Durante o período da visita in loco as comissões formadas por três docentes realizarão reuniões com o grupo de gestores, de docentes, de técnicos administrativos, de discentes, com a Comissão Própria de Avaliação, com os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação. Também farão visita às instalações físicas dos campi selecionados. Também analisarão toda a documentação comprobatória das atividades desenvolvidas pela Instituição.

Por Luís Carlos Freitras