Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE participa de consórcio internacional para captar fundos
conteúdo

Notícias

IFCE participa de consórcio internacional para captar fundos

Instituto está entre as únicas duas instituições de ensino participantes no Brasil
última modificação: 29/11/2016 16h57

Junto com instituições de ensino de diferentes partes do globo, o IFCE está participando de um consórcio internacional com vistas a captar fundos para o projeto "Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para o Entendimento Empresarial entre Educadores no Brasil e na Colômbia".  A participação do IFCE no consórcio foi fechada durante reunião realizada na reitoria do instituto no último dia 25 de novembro com representantes da universidade finlandesa Haaga-Helia University of Applied Sciences.

 Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho, o objetivo do projeto é capacitar professores e gestores de educação para despertar e desenvolver práticas empreendedoras nos estudantes para que estes possam trazer impactos positivos para as diversas comunidades de que participam.

Albuquerque explica que o consórcio busca captar recursos junto ao programa Erasmus + Capacity Building Projects e a outras instituições, como ONGs, federações de indústrias, etc. Ele acrescenta que caso o consórcio seja bem-sucedido no edital da Erasmus – cujos prazos para inscrição acabam dia 10 de fevereiro – professores e gestores de educação do IFCE já devem começar a ser treinados por especialistas das universidades parceiras em novembro do ano que vem aproximadamente. “Os treinamentos seriam realizados principalmente por plataformas a distância, embora a vinda de capacitadores para cursos presenciais aqui também seja uma boa possibilidade.”

Participam do consórcio as seguintes instituições de ensino: Haaga-Helia University of Applied Sciences (Finlândia); Politeknika Txorierri e Corporação Mondragón (Espanha); Universidade de Glasgow (Escócia); Instituto Federal Ceará e Instituto Federal Sertão Pernambucano (Brasil); Universidad de Caldas – Manizales e Universidad Pontificia Bolivariana Medellín (Colômbia).

 O assessor de Relações Internacionais diz que é uma honra para o IFCE está entre as duas únicas instituições brasileiras convidadas a participar do projeto: “Isso se deve principalmente ao nosso reconhecido incentivo à inovação. Temos o polo de inovação, uma incubadora funcionando e outras em implantação, além de vários de nossos cursos contarem com disciplinas de empreendedorismo”, comenta.