Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE lança série de vídeos sobre saúde emocional
conteúdo

Notícias

IFCE lança série de vídeos sobre saúde emocional

BEM-ESTAR

Episódios quinzenais e curtos serão publicados nas redes sociais
última modificação: 06/05/2021 15h44
Primeiro episódio vai ao ar nesta quarta (05)

Primeiro episódio vai ao ar nesta quarta (05)

Contribuir com a construção de fatores de proteção à saúde mental dos estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) é um dos objetivos do projeto “Trampolim - Salto para o bem-estar”, com vídeos voltados para a educação socioemocional, e que será lançado na próxima quarta, dia 5, nas redes sociais da instituição.

Por meio de vídeos curtos e com episódios a cada 15 dias, o instituto pretende chegar a esse público, buscando promover o desenvolvimento de competências socioemocionais nos contextos escolar e familiar, bem como divulgar canais para acolhimento nessa área dentro do instituto.

O material audiovisual, produzido pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), com apoio do coletivo de psicólogos da instituição, e pelo Departamento de Comunicação Social (DCS) do IFCE, aborda pontos como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. São 14 episódios que trazem, entre as temáticas, questões como ansiedade, empatia, luto e autoconhecimento.

“Cada episódio tratará de uma temática roteirizada por profissionais de psicologia do IFCE, com uma linguagem dinâmica da internet e mídias digitais”, resumiu Luciana Gomes, responsável pela direção e edição. O material também poderá ser usado pelos docentes em momento de reflexão com seus estudantes. “Esperamos que seja mais uma ponte para uma comunicação propositiva com nosso público interno e externo também”, completou.

Para a titular da DAE, Ana Caroline Cabral, a ideia central é promover a conscientização, “já que a educação é lugar de prevenção e promoção da saúde”. Para ela, é uma expressiva oportunidade de conversar, através de uma linguagem direta, com os alunos sobre essa temática importante que é a saúde mental.

Episódios

05/05 - Autoconhecimento
19/05 - Assertividade
02/06 - Empatia
16/06 - Luto
30/06 - Saúde mental
07/07 - Doping intelectual
21/07 - Autossabotagem
04/08 - Ansiedade
18/08 - Experiências potencializadoras de vida
01/09 - Controle, impermanência e movimento
15/09 - Solidão e solitude
29/09 - Bullying / cyberbullying
06/10 - Cobrança de produtividade
20/10 - Repensar caminhos e construir possibilidades

Luís Carlos de Freitas - Reitoria