Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE lança Manual de Equipamentos de Proteção Individual
conteúdo

Notícias

IFCE lança Manual de Equipamentos de Proteção Individual

O documento traz informações e orientações sobre uma extensa lista de itens
publicado: 06/09/2019 15h19, última modificação: 06/09/2019 15h19

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou seu primeiro Manual de Equipamentos de Proteção Individual: Lista Mestra. O documento, que pode ser consultado pelo público, traz um conjunto de informações, entre as quais conceito, tipos, importância do uso, responsabilidade institucional e de servidores. A iniciativa é da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap) - Departamento de Infraestrutura.

O manual apresenta os equipamentos, dos mais simples, como capa de chuva, aos mais sofisticados, caso de conjunto para combate a incêndio. Trata-se do resultado de extensa pesquisa realizada em 21 campi do IFCE. Em 2015, a equipe de Engenharia de Segurança do Trabalho iniciou uma série de visitas, realizando a avaliação dos riscos ocupacionais existentes em cada ambiente de trabalho.

Contemplando 81 ambientes distintos, entre eles alguns que são comuns a vários campi, esta lista é um instrumento de orientação para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados aos riscos a que estão expostos os servidores. Orienta ainda sobre a vida útil dos itens, indica a periodicidade e as circunstâncias em que estes necessitam ser descartados, traçando diretrizes no dimensionamento do quantitativo a ser adquirido.

Manual de Equipamentos de Proteção Individual: Lista Mestra

Luís Carlos de Freitas - Reitoria