Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE lança Cartilha de Aquicultura
conteúdo

Notícias

IFCE lança Cartilha de Aquicultura

Documento traz possibilidades práticas para geração de renda
publicado: 13/06/2019 17h13, última modificação: 17/06/2019 14h46

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lança na tarde desta sexta, 14, durante o seminário Pecnordeste 2019, no Centro de Eventos do Ceará, a Cartilha de Aquicultura para o Desenvolvimento Sustentável, criada por alunos e professores do curso de Engenharia de Aquicultura do campus de Morada Nova. O documento, com versão em e-book (digital), tem como objetivo informar, orientar e apresentar sistemas práticos a artesanais para geração e complementação de renda para comunidades rurais.

O lançamento terá a presença do reitor do IFCE, Virgílio Araripe; da diretora do campus de Morada Nova, Maria Beatriz Claudino; e do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior. Idealizador e editor do material, Ítalo Régis Castelo Branco, professor do curso de Engenharia de Aquicultura, antecipa que, por conta do formato, o conteúdo tem a vantagem de ser atualizado com novos artigos. Todas as informações foram preparadas por 37 estudantes, sob orientação dos professores e de outros profissionais do campus.

A primeira edição da cartilha conta com seis temas: Aquaponia, Macroalgas, Microalgas, Mexilhões, Ostras e Vieiras. “Os professores assumiram o compromisso de sempre atualizarmos esse material, agregando mais conhecimentos e possibilidades”, destacou Ítalo Régis. “Houve um envolvimento muito grande dos alunos, parte deles, inclusive, ficou responsável também pelas ilustrações”, destacou, acrescentando que a ideia surgiu de um trabalho para a disciplina da Maricultura, do curso citado.

A cartilha estará disponível nos próximos dias no portal do campus.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria