Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE inicia discussões sobre o programa Future-se
conteúdo

Notícias

IFCE inicia discussões sobre o programa Future-se

ANÁLISES

Consulta sobre adesão se dará após aprovação do programa no Congresso
última modificação: 15/08/2019 09h10

O Instituto Federal do Ceará está iniciando, junto à sua comunidade acadêmica, as discussões internas para analisar a adesão ou não ao programa “Future-se”, apresentado pelo Ministério da Educação em julho, que prevê mudanças na estrutura administrativa, no financiamento e na gestão orçamentária das instituições federais de ensino superior..

As discussões tiveram início na última sexta-feira, 9 de agosto, durante reunião do Colégio de Dirigentes, quando o reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe apresentou aos diretores-gerais as informações repassadas pelo MEC, bem como as discussões ocorridas em reunião extraordinária do Conif para tratar do tema.

Alunos e servidores, sentados, vêem slides sobre o Future-se e debatem o programa no campus UmirimApós essa reunião, ficou acertado que os diretores-gerais iniciariam as discussões iniciais nos vários campi do IFCE, o que já está ocorrendo em vários deles, como, por exemplo, o debate ocorrido no campus Umirim na terça-feira (13).

De acordo com o reitor Virgílio Araripe, essas discussões são iniciais, pois o prazo até 29 de agosto é para sugestões ao programa, que ainda será encaminhado ao Congresso Nacional para possível aprovação. “A discussão do programa já está acontecendo no âmbito da nossa instituição, mas após a aprovação no Congresso é que vamos fazer uma consulta oficial interna, aos três segmentos, para ouvir a comunidade e, posteriormente, levar ao Consup para decisão final sobre a adesão ou não do IFCE”, esclareceu.

As análises iniciais sobre o programa Future-se ainda deixam muitas dúvidas sobre o funcionamento do programa, tanto que reitores de três instituições federais de ensino manifestaram suas preocupações em nota, que pode ser lida na íntegra clicando AQUI.