Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE firma parceria com universidade da Flórida
conteúdo

Notícias

IFCE firma parceria com universidade da Flórida

Ações vão contemplar tanto estudantes quanto profissionais
última modificação: 23/12/2019 09h06

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Florida Christian University (FCU) assinaram protocolo de intenções que visa intensificar e ampliar a cooperação entre as duas instituições para que disponibilizem, em conjunto, oportunidades de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. Estudantes e servidores poderão ser contemplados com as ações em programas de intercâmbio e mobilidade internacional.

O protocolo foi assinado na tarde de ontem (18) pelos reitores Virgílio Araripe (IFCE) e Bruno Portiggliatti (FCU). A procuradora-chefe da Procuradora Federal junto ao IFCE, Diana Guimarães Azin, representou a instituição cearense na Flórida. A assinatura se deu através de videoconferência, da qual participaram também o Assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho, e a pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq.

A universidade norte-americana ministra aulas em inglês, português e espanhol, o que facilita o trabalho em conjunto. Entre as ações previstas estão: promover intercâmbio nos níveis de graduação e pós-graduação; pesquisa em áreas educacionais e correlatas; intercâmbio profissional para participação em aulas, cursos, eventos e em coorientação de dissertações e teses de estudantes de mestrado e doutorado, bem como incentivar o intercâmbio de alunos e servidores que fazem parte dos programas de melhoria linguística e cultural.

O reitor Virgílio Araripe celebrou a confirmação da parceria. "Vamos trabalhar de modo que as duas instituições possam prover seus estudantes com a troca de cultura e apresentação do conhecimento acumulado", disse o gestor.

Os tipos de apoio financeiro a serem adotados pelas partes serão definidos em acordos de cooperação e respectivos planos de trabalho a serem celebrados para definição de programas conjuntos.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria