Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE é destaque em olimpíadas de conhecimento
conteúdo

Notícias

IFCE é destaque em olimpíadas de conhecimento

PREMIAÇÃO

Estudantes foram medalhistas em várias áreas durante 2018
publicado: 13/12/2018 11h05, última modificação: 17/12/2018 10h24

Os estudantes de diversos campi do IFCE têm se destacado em competições de educação no Ceará e no Brasil. Em 2018, tivemos uma série de alunos medalhistas em olimpíadas das mais diversas áreas de conhecimento. Eles foram premiados em Matemática, Química, Geografia, História e em áreas técnicas como Robótica, Informática, Engenharia Civil e Agropecuária.

No processo de formação, o IFCE tem estimulado a participação de seus estudantes em várias competições de educação, as famosas olimpíadas, realizadas em diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de estimular o gosto dos alunos pelo conteúdo de determinada disciplina, reunindo estudantes de todo o Brasil para solucionar questões relativas àquele tema.

No campus Fortaleza, por exemplo, existem, inclusive, projetos de extensão que visam preparar os jovens para estas competições. Um exemplo de sucesso fruto desses preparatórios é Alyson Noronha Bezerra Silva, 19 anos, aluno da Engenharia de Computação do campus de Fortaleza. Ele, que recebeu a medalha de bronze (categoria geral) da Olimpíada Brasileira de Informática, foi preparado para a disputa por meio do projeto de extensão Competições de Programação.

Alyson reconheceu a importância desse estímulo institucional para sua conquista. “Como não poderei mais participar da OBI (já que encerrou o primeiro ano do bacharelado), pretendo ajudar na preparação de outros estudantes para a disputa em 2019, contribuindo com as aulas do Competições de Programação”, afirmou.

Em 2018 foram muitos destaques e de vários campi do IFCE. Em Caucaia, alunos foram medalhistas em várias áreas do conhecimento. Diogo Augusto de Araújo, José Ernando de Farias e Victor Klisman Silva Ribeiro, do curso técnico integrado de Eletroeletrônica, conquistaram ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia. Diogo e Ednardo também tiveram destaque entre mais de 30 mil inscritos na competição e conquistaram medalha de prata nas Olimpíadas de Ciências da Terra e Geografia.

Os dois estudantes, juntos com a colega Rayane Alves do Nascimento, conquistaram, ainda, medalha de prata na Olimpíada Nacional em História do Brasil, resultado que ajudou o Ceará a obter uma posição de destaque em todo o País.

Diogo Santos contou que foi muito importante o apoio do IFCE, que deu todo suporte para a participação dos estudantes. “Nós sempre víamos falar de competições na área de exatas e fomos atrás de outras. Quando nos interessamos, tivemos apoio dos professores para nos preparar e dar direção para garantir nossa participação. Ficamos muito felizes”, comentou.

E não para por aí...

Este ano o IFCE já teve alunos com medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica: Mário César Freire Dias Filho (prata – campus Fortaleza), João Moreira Souto Neto (bronze - campus Fortaleza); na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química: Benedita de Oliveira (bronze - campus Ubajara); na Olimpíada Brasileira de Agropecuária: Bruno Vieira, Érica Araújo e Luiz Nunes (ouro - campus Iguatu).

Uma equipe, formada pelos estudantes Renata Pinto, Wagner Cavalcante, David Pereira, Ana Lívia e Eduardo Ferreira, do curso de Engenharia Civil do campus de Fortaleza, que conquistou o tetracampeonato no Torneio de Pontes de Macarrão.

E, como o interesse pelas competições educacionais tem sido uma constante, o IFCE ainda teve um excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (competição que reuniu mais de 950 mil estudantes do País), com medalhas de prata, bronze e menções honrosas que serão entregues a estudantes dos campi de Aracati (2), Caucaia (13), Cedro (1), Crato (1), Fortaleza (22), Itapipoca (2), Quixadá (1) e Tabuleiro do Norte (1).