Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE chega com oportunidades a Maranguape
conteúdo

Notícias

IFCE chega com oportunidades a Maranguape

Unidade foi inaugurada em cerimônia com presença expressiva da comunidade e autoridades
publicado: 21/12/2018 19h34, última modificação: 21/12/2018 19h37

“O que estamos vendo aqui hoje é a chegada de oportunidades e de esperança para muitos jovens”. A frase da estudante Camila Vitória Silva dos Santos, de 15 anos, traduz bem o sentimento da comunidade de Maranguape que inaugurou, na tarde desta sexta, 21 de dezembro de 2018, a sede definitiva do campus do IFCE no município. A solenidade, presidida pelo reitor Virgílio Araripe, teve presença expressiva de pais, alunos de escolas locais, além de autoridades, como o prefeito João Paulo Xerez, e pró-reitores do Instituto Federal.

O campus de Maranguape, o 32º do IFCE, conta com bloco administrativo, 10 salas de aula, biblioteca, auditório para 200 pessoas, 10 laboratórios e espaço de convivência. A área total construída é de 4.200m². O IFCE em Maranguape funciona desde setembro de 2017, em caráter provisório, na Escola Municipal Santa Rita, com mais de 250 alunos matriculados em cursos de extensão (mais de 30 já foram ofertados) e de graduação, atualmente licenciatura em Matemática. O investimento foi de R$ 8 milhões.

Para 2019, logo no primeiro semestre, já na sede definitiva, o campus de Maranguape do IFCE vai ofertar o curso superior de licenciatura em Física e o técnico em Informática, a primeira formação regular da unidade, com duração de dois anos. 

Em meio à formalidade da cerimônia de inauguração, no auditório do novo campus, era fácil ver a satisfação de adolescentes e adultos com a chegada do IFCE a Maranguape. “Estão abrindo portas para o futuro”, resumiu Camila Vitória. “Conheço muitos jovens que querem estudar, querem fazer um curso superior, um curso técnico, e agora vão poder fazer perto de casa”, contou a estudante, que já planeja cursar o técnico em Informática.

Professora da rede municipal de Maranguape, Poliana Oliveira Marques compartilha o mesmo sentimento da aluna. “Sem dúvida, o campus é uma saída promissora para o futuro dos nossos jovens, inclusive muitos já vieram me dizer que querem estudar aqui”, revelou. “Confesso que me sinto realizada com eles”, comemorou a docente.

Polo de educação

Na visão do reitor Virgílio Araripe, o campus de Maranguape deve se tornar um polo de educação na Região Metropolitana de Fortaleza, considerando que a unidade de ensino já nasce grande. “Os filhos da cidade vão poder estudar aqui, sem a necessidade de sair pra ter uma educação de qualidade, e ainda virão estudantes de outras localidades engrandecer ainda mais esse equipamento”, analisou. “É um dia de muita alegria, vindo de uma trajetória de muito sucesso para chegar até aqui”, completou.

O prefeito João Paulo Xerez expressou um sentimento de gratidão ao IFCE por possibilitar a Maranguape oferecer ensino técnico e superior de qualidade no município. “Somos uma das maiores cidades do Ceará e merecíamos esse acesso a um ensino dessa grandeza que vai atender não só a nossa cidade como a região”, avaliou o gestor. “Hoje é um dia de vitória, fruto de muito esforço, a realização de um sonho”, definiu.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria