Notícias
Gestores discutem orçamento e planejamento institucional
Gestores do IFCE estiveram reunidos, no campus Guaramiranga, para a 83ª reunião ordinária do Colégio de Dirigentes da instituição. O encontro, que é realizado anualmente, traz na pauta a avaliação anual do plano de ações e planejamento das atividades de 2020, observando as metas e objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023).
Na pauta, os gestores discutiram os limites e distribuição orçamentária para este ano, tanto na questão do custeio quanto em relação a pessoal. Diante das novas realidades que vêm se apresentando em relação ao orçamento institucional, uma comissão foi criada para estudar a forma de distribuição orçamentária mais adequada às necessidades do IFCE. O resultado do trabalho deverá ser usado na elaboração do orçamento de 2021.
Entre os pontos apresentados, estava o plano de investimentos para 2020. Após esforço intenso da Reitoria e diretores junto aos parlamentares, o IFCE conseguiu recursos da ordem de 26 milhões de reais por meio de emendas parlamentares. "Esse montante vai ajudar a atender demandas importantes para restruturação fisica e de equipamentos de todos os campi do IFCE. Além disso, iremos dar sequência ao plano de desenvolvimento sustentavel, com a aquisição de mais usinas fotovoltaicas", informou o reitor Virgílio Araripe.
Os gestores participaram, aind, de uma palestra com o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, professor Tomás Sant’anna. Na sua fala, ele explanou sobre políticas públicas para a Rede Federal, ressaltando a importância de se fortalecer o planejamento, sobretudo com foco na gestão, nos resultados e na transparência.
“Então, pensando nesse planejamento devemos também buscar mostrá-lo e deixar o mais visível para a comunidade. Isso permite, dentro da governança pública, o foco em resultado, a transparência e o controle social”, destacou.