Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Estudante do IFCE é homenageada no MEC e MCTI
conteúdo

Notícias

Estudante do IFCE é homenageada no MEC e MCTI

destaque

A aluna Geovana Ramos conseguiu detectar 46 asteroides
última modificação: 09/12/2021 11h22

A estudante Geovana Ramos, de 21 anos, aluna do curso de Licenciatura em Física do campus Sobral, foi reconhecida pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) por detectar 46 asteroides. O feito de Geovana aconteceu durante a participação da estudante no projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a NASA, chamado Caça Asteroides. Nesta quarta-feira (08), acompanhada do reitor do IFCE, professor Wally Manezes, a estudante Geovana foi recebida, em Brasília, pelo ministro Educação, Milton Ribeiro.

Devido ao seu trabalho no projeto, Geovana receberá da NASA uma medalha e um certificado que serão entregues pessoalmente pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes. “De uma maneira ou de outra, esse assunto vai para além das fronteiras do Brasil. Então, parabéns! E que a gente tenha, no futuro, notícias de você, quem sabe até um Prêmio Nobel.”, disse o ministro Milton à estudante, durante a visita ao MEC. E ela respondeu: “Eu repito e brinco que nem a gravidade me segura. Daqui a pouco, eu estou em Marte e eu falo isso com muita convicção, porque eu amo o que faço... eu amo estudar!”.

Geovana nasceu em Manaus (AM) e decidiu morar no Ceará com o objetivo de tornar-se uma pesquisadora espacial. Residente no município de Sobral, encontrou no curso de física do IFCE oportunidades para realizar seu sonho. “É uma honra para mim representar o Nordeste e o Norte. Eu me sinto muito honrada em fazer o meu trabalho e ser reconhecida. Estou muito contente e sei que esse foi um pequeno grande passo, nós temos muito trabalho pela frente e é daqui para mais”, disse a estudante.

O reitor do IFCE, professor Wally Menezes, destacou o feito de Geovana, sua pró-atividade e as possibilidades que a instituição oferece aos estudantes. "Esse é um grande feito, realmente espetacular. Geovana está de parabéns pelo seu empenho, sua dedicação, determinação e esforço. O IFCE tem muitos talentos, muitos alunos brilhantes e Geovana é um exemplo. Uma das nossas principais missões é, justamente, fornecer estrutura para que esses alunos possam ir o mais longe que conseguirem", comentou. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant’ana, também comemorou a conquista da estudante. “É uma grande satisfação para o Ministério da Educação, em especial para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, ter um resultado como este, que só potencializa e demonstra a capacidade das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em produzir conhecimento à base de muito estudo e de muita dedicação dos nossos estudantes, como é o caso da Geovana Ramos, e também de todos que estão envolvidos, como os professores que a orientam e os gestores das instituições”.

*Com informações da assessoria do MEC