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Ensino melhora com avaliações institucionais
Em cumprimento às determinações da lei nº 10.861, de abril de 2004, o IFCE realiza anualmente sua avaliação institucional, envolvendo toda a comunidade acadêmica num processo participativo de identificação das potencialidades e fragilidades da instituição. A partir das respostas obtidas por essa análise é possível elaborar ações focadas na melhoria das atividades e da infra-estrutura da instituição. O próximo processo será em outubro deste ano e a perspectiva é de adesão ainda mais significativa de participantes.
De acordo com a professora Elenilce Gomes de Oliveira, assessora do gabinete do reitor e coordenadora dos processos de avaliação institucional do IFCE, é perceptível o aumento pelo interesse da comunidade em envolver-se nesse processo avaliativo, visto que pesquisas indicam índices entre 10 e 12 por cento como satisfatórios e “chegamos a diagnosticar campi com mais de 80% de participação, mesmo sendo esta voluntária, democrática”.
A avaliação considera aspectos relativos ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão da instituição, em dez dimensões obrigatórias, previstas em lei, que incluem missão, responsabilidade social, comunicação com a sociedade, sustentabilidade financeira, entre outras. No ano de 2010, os campi que tiveram comissões internas de avaliação foram os de Cedro, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.
Os resultados obtidos são publicados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), respeitando ao princípio da transparência da administração pública, podendo ser consultados pela população. De acordo com Elenilce Gomes, esse processo avaliativo dá margem para trabalhos específicos, como seminários, gerando pautas a serem discutidas interna e externamente. “Com tudo isso, é fato que alguns entraves já deixaram de ser problema, saindo desse patamar”, completa.
Deborah Susane - reitoria