Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Desenvolvimento sustentável do Maciço de Baturité é tema de encontro
conteúdo

Notícias

Desenvolvimento sustentável do Maciço de Baturité é tema de encontro

EXTENSÃO

Reunião articulou parceria entre IFCE e UECE para ações focadas na região
última modificação: 25/06/2021 15h16
Reunião contou com a participação de diversos gestores

Reunião contou com a participação de diversos gestores

O I Fórum de Turismo de Base Comunitária do Maciço de Baturité ocorreu no dia 24 de junho, apoiado pelo Instituto Federal do Ceará e realizado pelo Grupo de Trabalho Somos Maciço, que também contou com a colaboração do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e participação de diversos interessados e entidades civis.

O Somos Maciço de Baturité tem o propósito de promover iniciativas que beneficiem o desenvolvimento social, econômico e cultural do Maciço de Baturité, cuja realização do Fórum fez parte de uma das etapas da metodologia do projeto Turismo de Base Comunitária no Maciço de Baturité, desenvolvido pelo grupo, fortalecendo o desenvolvimento solidário e sustentável da região.

No encontro remoto, estiveram presentes a pró-reitora de Extensão (Proext) do IFCE, Ana Cláudia Uchôa, a diretora do campus de Guaramiranga, Lúcia de Aguiar, a pró-reitora de Extensão da UECE, Anezilany Gomes, bem como representantes do Governo do Estado e das prefeituras da região do Maciço de Baturité, além de representantes da comunidade local.

Abrindo o evento, ao cumprimentar os presentes, a pró-reitora Cláudia Uchoa, do IFCE, abordou a relevância do evento: “Nós ressaltamos a importância e magnitude desse evento. É importante estarmos dialogando sobre alternativas viáveis para o desenvolvimento sustentável das regiões, o que envolve ensino, pesquisa e extensão, ou seja, toda a comunidade e a academia juntos”.

A diretora do campus de Guaramiranga falou sobre o projeto: "Ele ocorreu a partir da integração de um grupo de pessoas com o desejo comum de fortalecer ações em prol do desenvolvimento e da sustentabilidade do Maciço de Baturité, região com grande potencial para o desenvolvimento do turismo de base comunitária. Nessa perspectiva, o fórum é mais uma etapa concretizada dentro desse contexto, motivo de muita alegria"

Como desdobramentos do encontro, que ocorreu de modo remoto, em razão das medidas de segurança frente à pandemia da Covid-19, houve a articulação de parceria entre IFCE e UECE para implantação do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Turismo de Base Comunitária, focado no apoio técnico e profissionalizante por meio da oferta de cursos voltados à comunidade.

Deborah Sampaio - Reitoria

Com informações do campus de Guaramiranga