Notícias
Com homenagens, IFCE se despede de César Araripe
NO CAMPUS FORTALEZA
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) despediu-se, na manhã do último domingo (18), de uma das personalidades mais marcantes de sua história. O professor e advogado Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, falecido na manhã de sábado na capital cearense, recebeu homenagens no campus de Fortaleza, com a presença de familiares e amigos. César Araripe dirigiu a então Escola Técnica Federal do Ceará por cerca de 20 anos, entre as décadas de 1970 e 1980, e era pai do atual reitor do IFCE, Virgílio Araripe. "Essa casa foi verdadeiramente a essência dele. Por quase 22 anos ele viveu aqui na instituição. Meu pai marcou cada um que conviveu com ele", disse Virgílio.
O atual diretor do campus de Fortaleza do IFCE, Antônio Moisés Filho de Oliveira Mota, conduziu a homenagem no campus. Ele relembrou seu início na instituição para destacar a convivência com Araripe. "Entrei nesta escola em 1979 como estudante, e ele já era diretor. Tive a oportunidade de retornar como servidor e ele ainda estava na direção. Ele sempre impôs muito respeito, mas com carinho e urbanidade com os servidores. Vai deixar saudades. Foi um grande gestor", disse Mota, bastante emocionado.
A cerimônia no campus contou também com a presença de vários ex-diretores. Luiz Orlando Rodrigues exaltou a importância do doutor César, como era conhecido: "Agradeço a confiança por ter sido assessor dele, e por ter desfrutado de sua amizade. Se chegamos até aqui, é porque ele nos preparou o terreno. A nossa instituição, a nossa cidade e o estado devem muito a ele". Samuel Brasileiro Filho também despediu-se de César Araripe. "Tínhamos na figura do doutor César a percepção da autoridade nata daquele que nos dirigia. Iremos lembrá-lo como o último grande diretor desta casa", disse.
Antonio Mauro Barbosa de Oliveira aproveitou as homenagens para fazer uma sugestão - dar ao memorial do IFCE o nome de César Araripe: "A César o que é de César. Ele cuidou desta escola como um verdadeiro pai". Cláudio Ricardo (ex-reitor) também se pronunciou: "Esta escola é uma grande família. E o nosso patriarca foi César Araripe. Não só pela presença longeva na direção, mas pela forma com que conduzia. Ele parte com o sentimento de missão cumprida". O Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, relembrou seus tempos de aluno na Escola Técnica, e ressaltou os feitos do ex-diretor: "Todos nós que passamos por aqui temos uma dívida de gratidão com o homem sério - mas ao mesmo tempo afetuoso - que foi César Araripe. Ele só nos deixou alegrias".
Do campus, o cortejo seguiu direto para o cemitério Parque da Paz, no Bairro Passaré, onde César Araripe foi sepultado, pouco depois do meio-dia.
Missa de 7º dia
A missa de sétimo dia de falecimento do ex-diretor da Escola Técnica Federal do Ceará, Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, será realizada no dia 23 de dezembro, às 19 horas, na Igreja das Missionárias, localizada na Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota. Todos estão convidados.
Por Dowglas Lima - Reitoria