Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Campi do IFCE já estão preparados para retorno presencial
conteúdo

Notícias

Campi do IFCE já estão preparados para retorno presencial

Confira a nota informativa à comunidade acadêmica
última modificação: 23/01/2022 19h02
Exibir carrossel de imagens Sala de aula sendo desinfectada com luz UV

Sala de aula sendo desinfectada com luz UV

O retorno às atividades presenciais no IFCE, nas áreas administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, com a presença de servidores e alunos nos diversos campi, foi iniciado de forma gradual desde outubro de 2021. Agora, a instituição concluiu os preparativos e retorna, de forma integral, às aulas presenciais, trabalhando com medidas de segurança e conscientização da comunidade acadêmica para reduzir os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

Vale relembrar que, durante todo o período de isolamento, a instituição não parou. Implantou o trabalho e o ensino remotos, buscando adquirir equipamentos, como tablets e chips com acesso à internet; insumos de higiene, como máscaras e álcool em gel; concessão de auxílios emergenciais; adequação de espaços e normativos para o melhor funcionamento das atividades nessa nova realidade.

Assim, diante dos avanços da vacinação e da retomada de aulas presenciais em instituições de ensino, inclusive da rede pública, em todo Ceará, o IFCE trabalhou, com cuidado e zelo, para promover a volta das atividades administrativas e acadêmicas presenciais, de forma gradual e planejada, com o constante diálogo com a comunidade.

As decisões foram tomadas com prudência, após várias reuniões com o Comitê de Enfrentamento à Covid, diretores-gerais, diretores de ensino, representação estudantil, representantes sindicais, reitores de outros institutos do Nordeste e de universidades cearenses e com as autoridades de educação e saúde no Estado.

Ressalte-se que o IFCE, buscando sempre o melhor para a comunidade acadêmica, aguardou a possibilidade de acesso ao esquema vacinal completo por servidores e alunos para estabelecer o retorno das atividades, incluindo todas as faixas etárias do nosso público, justamente por entender que esta é a forma mais segura de prevenção à Covid-19 e redução dos impactos causados pela doença.

Desinfecção de ambientes administrativosComo a pandemia não acabou, o IFCE segue se adequando a esta nova realidade, levando em consideração a legislação vigente e o desejo da comunidade acadêmica, o incentivo à vacinação, além da preparação dos ambientes, com desinfecção de salas de aulas, espaços administrativos e de convivência e disponibilização de álcool em gel. Mesmo com as especificidades características do serviço público, a instituição não está medindo esforços e já está adquirindo novas máscaras N95/PFF2.

Além disso, para dar mais segurança à comunidade acadêmica, no próximo dia 26 de janeiro, será levada ao Conselho Superior a necessidade de apresentação do passaporte de vacinação para ingresso nas dependências do IFCE.

A instituição está ciente dos desafios que estamos vivendo, mas o IFCE está trabalhando de forma coletiva e planejada para garantir as condições de funcionamento a fim de preservar a saúde individual e coletiva, contando com a colaboração de toda comunidade acadêmica.