Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Alunos e professores vão eleger representantes para Conselho
conteúdo

Notícias

Alunos e professores vão eleger representantes para Conselho

ELEIÇÕES DO CEPE

O Cepe atua no assessoramento de políticas de ensino, pesquisa e extensão
última modificação: 10/06/2021 18h47

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou edital com normas e procedimentos para a eleição dos representantes dos corpos docente e discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição, para o biênio 2021-2023. Serão cinco membros titulares e cinco suplentes, eleitos por seus pares, tanto para representação dos professores como dos alunos. A votação, marcada para 6 de julho, das 8 às 17h, será eletrônica, on-line, por meio do Sistema Helios Voting.

A inscrição do candidato ocorrerá de forma individual, com o preenchimento de formulário eletrônico, no período de 12 a 20 de junho. O processo de escolha, com voto facultativo para docentes e discentes, acontecerá por cinco macrorregiões, divididas de acordo com a proximidade geográfica. Estas regiões estão descritas no edital, que também traz informações como requisitos para candidatura, cronograma, regras de campanha e demais orientações sobre a eleição.

O processo de apuração dos votos, sob responsabilidade da Comissão Coordenadora Eleitoral, iniciará tão logo se encerre a votação, portanto no próprio dia 6 de julho, conforme previsão do cronograma.

Sobre o Cepe

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE é um importante órgão normativo e consultivo, de assessoramento da Reitoria no que tange às políticas de ensino, pesquisa e extensão. Possui o papel de estratégico de apreciar medidas que visem à expansão, qualidade da formação profissional e o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo a auxiliar o IFCE no cumprimento de sua missão junto à sociedade.

“Além disso, o Cepe é um espaço de participação social que permite a interação entre seus pares, por meio da representação dos diversos segmentos internos e também da sociedade civil que participam ativamente da tomada de decisões do IFCE, proporcionando maior transparência da condução da administração pública”, descreve Socorro Braun, presidente da Comissão Coordenadora Eleitoral.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria