Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 577 alunos do IFCE devem fazer o Enade domingo
conteúdo

Notícias

577 alunos do IFCE devem fazer o Enade domingo

Alunos concluintes farão a prova, mas inscrição também é necessária para ingressantes
última modificação: 20/11/2019 10h07

Verificar a qualidade dos cursos superiores ofertados por instituições de ensino de todo o País é a finalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que acontece no próximo domingo, 24/11. Ao todo, 1.316 alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), de 17 cursos, estão inscritos, dos quais 577 estão concluindo a graduação neste ano e serão avaliados por meio da prova. A inscrição é obrigatória tanto para estudantes ingressantes como para concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas apontadas nesta edição. 

Neste ano, serão avaliados, nas áreas relativas ao grau de bacharel: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e as engenharias (Ambiental, Civil, de Alimentos, de Computação, de Produção, de Controle e Automação, Elétrica, Florestal, Mecânica e Química).

Já as áreas relativas ao grau de tecnólogo incluem as tecnologias em Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar, Radiologia e em Segurança no Trabalho. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os estudantes concluintes dos cursos de graduação podem consultar os locais de prova do Enade 2019. Basta acessar o Sistema Enade, informar o CPF e a senha cadastrada no primeiro acesso. O cartão com informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados) só poderá ser visualizado caso o Questionário do Estudante tenha sido preenchido.

O questionário, assim como a participação na prova, são requisitos para a colação de grau. Os concluintes habilitados a realizar o Enade 2019 podem responder o questionário até o dia 21 de novembro. É fundamental regularizar a situação dentro do prazo estabelecido para evitar problemas para a conclusão do curso.

Com informações do Inep.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria