Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Evento Científico é aberto no campus
conteúdo

Notícias

Evento Científico é aberto no campus

Homenagens, assinatura de convênios e lançamento de edital marcaram a cerimônia
última modificação: 11/12/2015 12h24
As atividades da Semana de Integração Científica prosseguem até a sexta-feira (19/12). (Foto: Elieudo Nascimento)

As atividades da Semana de Integração Científica prosseguem até a sexta-feira (19/12). (Foto: Elieudo Nascimento)

O auditório do IFCE de Maracanaú ficou lotado para a solenidade de abertura da Semana de Integração Científica (SIC). O evento contou com a presença do reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe. O professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral do campus, destacou que a ação representa um marco significativo para implantação futura de um parque tecnológico na unidade. No evento, foram assinados convênios e prestadas homenagens a personalidades acadêmicas e civis.
Pela atuação na implantação do campus em Maracanaú receberam homenagens especiais, o professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, ex-reitor do IFCE e atual Secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome do município de Fortaleza, e o político e empresário Roberto Pessoa, que na época da implantação do campus era o prefeito da cidade de Maracanaú.
Roberto Pessoa foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Maracanaú, Antônio Filho, que também representou o prefeito de Maracanaú, José Firmo Camurça Neto. O deputado federal Ariosto Holanda foi homenageado pelo campus com Menção Honrosa, pela atuação parlamentar a favor da educação profissional e tecnológica. O político foi representado pelo professor do IFCE campus de Fortaleza, João Medeiros Tavares Júnior.

A cerimônia também foi marcada pela assinatura de compromissos importantes para o campus, como o convênio relativo aos Corredores Digitais, assinado pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior René Texeira Barreira, que também foi homenageado e, ainda pelo recebimento do protocolo de intenções para futuras parcerias junto ao Instituto Fraunhofer, da Alemanha. O documento foi entregue, por Marlene Pinheiro, representante da instituição alemã.

Também receberam homenagens pelo trabalho em função do desenvolvimento do campus, os pró-reitores do IFCE presentes ao evento Tássio Lofti (Administração e Planejamento), Auzuir Ripardo (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Reuber Saraiva (Ensino) e Zandra Dumaresq (Extensão). O superintendente da Receita Federal  da 3º Região Fiscal, Moacyr Mondardo Júnior também foi homenageado. A cerimônia foi marcada ainda pelo lançamento do edital do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada (Proapa) do campus de Maracanaú.