Notícias
Engenharia Mecânica inicia atividades no campus
Ensino
O semestre de 2014.1 apresenta uma novidade para o IFCE, em especial para o campus de Maracanaú. Trata-se do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica. O professor Francisco Frederico dos Santos Matos, coordenador da nova graduação, destaca que o curso faz uma aposta consistente na prática. Segundo o coordenador, a intenção é incentivar o aluno a ir além da teoria e realmente entender os procedimentos industriais práticos.
A nova graduação do campus de Maracanaú terá 10 laboratórios. Destaque ainda para oficina mecânica, que estará em funcionamento em 2015 e servirá de suporte ao curso. A primeira turma foi selecionada por meio de vestibular. O bacharelado em Engenharia Mecânica será ofertado anualmente, e o processo seletivo feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Na matriz curricular, destacam-se as disciplinas da área de ciências exatas, entre elas as cadeiras de cálculo e física, como também as matérias que abrangem conhecimentos de projeto e gestão, e ainda as disciplinas específicas do curso. Em relação ao mercado do trabalho, essa graduação segue a política do IFCE, de instalar cursos alinhados com os arranjos produtivos das regiões.
O mercado de trabalho, no Ceará, para o engenheiro mecânico, é promissor, destaque para o Distrito Industrial de Maracanaú; o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e a siderúrgica, também no município do Pecém. Mais uma vertente de atuação com boas perspectivas é a área de energias renováveis, em que o Ceará é destaque, em especial pelo parque eólico.
Para Endreyo Moreira, aluno do novo curso, a expectativa é super positiva. O estudante espera sair capacitado para todos os campos da engenharia mecânica e também ir além da graduação, já sonhando com os próximos passos na vida acadêmica, ou seja, com especializações, mestrado e doutorado na área.