Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Enactus Maracanaú ganha prêmio nacional
conteúdo

Notícias

Enactus Maracanaú ganha prêmio nacional

Premiação

Time ficou em segundo lugar nas eliminatórias e conquistou o prêmio KPMG
publicado: 30/07/2014 00h00, última modificação: 04/12/2015 12h32
Time Enactus comemora conquistas em prêmios nacionais (foto: Saulo Rêgo)

Time Enactus comemora conquistas em prêmios nacionais (foto: Saulo Rêgo)

O time “Enactus IFCE Maracanaú” conquistou o 2º lugar na fase eliminatória do campeonato nacional 2014 da Enactus Brasil, realizada na cidade de São Paulo, nos dias 17 e 18 de julho. O grupo também ganhou o prêmio KPMG de ética e integridade. A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que busca instituições de ensino para montar times que contribuam com a qualidade de vida das comunidades nos aspectos ambientais, sociais e econômicos.

A equipe de Maracanaú participou da competição com dois projetos: “Apoena” e “Mãos que Modelam”, ambos desenvolvidos em comunidades indígenas do município. O primeiro, realizado na comunidade de Santo Antônio do Pitaguary, com apoio da empresa Nufarm, presta consultoria voltada para a agricultura familiar, e tem o objetivo de conscientizar sobre práticas corretas em relação ao uso de agroquímicos.

O segundo projeto é denominado “Mãos que modelam”, em parceria com a empresa Unilever, e busca soluções para combater o disperdício, as disposições inadequadas de resíduos sólidos e os impactos ambientais. A ação também é desenvolvida na comunidade indígena de Santo Antônio do Pitaguary e ainda na comunidade indígena do Horto.

De acordo com a professora Cynara Reis Aguair, atual coordenadora do time “Enactus IFCE Maracanaú”, o projeto, além de estimular a extensão, especialmente voltada para o lado social, torna-se ainda mais significativo pelo caráter da difusão tecnológica, uma vez que os alunos levam para os projetos as técnicas aprendidas na sala de aula e nos laboratórios.

Para a concludente Juana Fernandes, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, além do prazer em ajudar na melhoria da qualidade de vida das comunidades, o trabalho contribui muito com o enriquecimento do currículo, fato que pode fazer a diferença na vida acadêmica, em futuras seleções para pós-graduação. O time “Enactus IFCE Maracanaú” surgiu em dezembro de 2012 e, atualmente, possui sete integrantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.